Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

VIVÊNCIAS CONSTITUTIVAS DO PROFESSOR-ORIENTADOR: ENTRE NARCISO E MINOTAURO, UM LEGADO E UMA DESPEDIDA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
BARBOSA, MIRIAN HAUBOLD.pdf (2.143Mb)
Data
2013-04-26
Autor
Barbosa, Mirian Haubold
Primeiro orientador
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Primeiro membro da banca
Eizirik, Cláudio Laks
Segundo membro da banca
Baibich, Tânia Maria
Terceiro membro da banca
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Quarto membro da banca
Bolzan, Doris Pires Vargas
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente tese está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Apresenta como tema o acontecer constitutivo do professor-orientador de pós-graduação, stricto sensu, na dinâmica do processo de orientação entendido em forma de legado e despedida. Objetiva aprofundar a compreensão da constituição e elaboração pessoal e profissional de tais professores-orientadores, focalizando os movimentos de integração e coesão dos si mesmos e as decorrentes condições expressivas. A tese situa-se no panorama epistêmico de complexidade, fundamenta-se em discussão transdisciplinar, recorre ao método fenomenológico interpretativo e traz como sujeitos quatro professores orientadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, todos com mais de 15 anos de experiência docente. Por meio de entrevista em profundidade, esses professores são convidados a narrar vivências significativas para as concepções constitutivas e elaborativas de si mesmos como professores-orientadores e seu estilo de orientação. A relevância deste estudo está no exercício investigativo que incrementa a subjetividade e a intersubjetividade como meio de processos reflexivos profundos e no olhar para a significância das transações humanas e humanizadoras, tanto na formação de formadores quanto de conhecimentos. Conta com o suporte teórico de conceitos psicodinâmicos acerca dos processos maturativos pessoais e com os aportes da psicologia e da educação, em especial sobre a inter-relação entre a dimensão pessoal e profissional na construção do processar da orientação. As reflexões finais são organizadas em três eixos de análise que desvelam a dinâmica em questão sob a ótica vivencial experiencial, no desenvolver de singular historicidade, no elaborar dos fenômenos que delimitam e condicionam os espaços e ambientes internos e externos e na expressividade das condições constitutivas e elaborativas. A análise interpretativa revela que as dimensões em questão se entrelaçam e condicionam a continuidade do processo constitutivo de orientadores e da orientação.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3471
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [119]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.