Turismo pedagógico e a Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: a contribuição de um roteiro turístico para o ensino-aprendizagem da geografia do município de Santa Maria - RS
View/ Open
Date
2025-03-05Primeiro membro da banca
Elesbão, Ivo
Segundo membro da banca
Rodrigues, Tuane Telles
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho apresenta uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória sobre as
contribuições do turismo pedagógico para ensino da Geografia do município de Santa
Maria - RS nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Dialoga-se, para isso, com
autores que realizaram pesquisas envolvendo o Turismo e a Educação,
estabelecendo relações entre esses campos, buscando mostrar a importância de um
roteiro de turismo pedagógico como recurso/método atraente e dinâmico, que, ao
ultrapassar os limites da escola, é capaz de colocar os educandos em contato com os
seus lugares/espaços de vivência, contribuindo para o processo de ensinoaprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma proposta de um roteiro de turismo
pedagógico para o município de Santa Maria - RS. Metodologicamente, o trabalho se
desenvolveu através das seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico; 2)
Elaboração de um roteiro de turismo pedagógico para o município citado; 3) Pesquisa
de campo através da execução de um roteiro de atividades no campus da
Universidade Federal de Santa Maria e Centro Histórico de Santa Maria - RS; 4)
Avaliação e análise das atividades e abordagens trabalhadas e como contribuem para
construção do conhecimento por parte dos educandos acerca do município em
questão. Constatou-se, finalmente, por meio da análise dos dados obtidos através das
etapas anteriores, que foi possível atestar a contribuição do roteiro de turismo
pedagógico proposto para o ensino da Geografia do município, sobretudo no que
tange às questões geográficas, naturais, ambientais e históricas. Sendo assim de
grande relevância a atividade proposta para a faixa etária presente nas Séries Iniciais
do Ensino Fundamental, a qual permite e possibilita que os educandos compreendam
e assimilem no concreto, não só os temas e conteúdos trabalhados na teoria da sala
de aula, mas também se desenvolvam como cidadãos críticos e atuantes na
sociedade.
The following license files are associated with this item: