Processos criativos de aprendizagem mediados por tecnologias digitais na educação infantil
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Date
2024-12-18Primeiro membro da banca
Silva, Altina Abadia
Segundo membro da banca
Mello, Maria Aparecida
Terceiro membro da banca
Fantin, Monica
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa está vinculada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa 2 - Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. A temática centra-se nas relações da infância contemporânea com a cultura digital, de modo a refletir sobre as crianças e suas relações com as tecnologias digitais, implicações para as práticas pedagógicas na escola e possibilidades criativas e críticas. O objetivo geral é investigar de que maneira práticas pedagógicas mediadas por tecnologias criativas contribuem para processos de aprendizagem criativos das crianças pequenas. E objetivos específicos: 1. Compreender como a realidade escolar pesquisada se insere na cultura digital e as relações das crianças pequenas com as tecnologias digitais; 2. Planejar e implementar práticas pedagógicas mediadas por tecnologias criativas; 3. Investigar o potencial das tecnologias criativas para a expressão, criatividade, inovação, colaboração, aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas. A concepção metodológica adotada é a pesquisa-ação, com dados produzidos e coletados por meio de entrevista, questionário, observações participantes, rodas de conversa, diário de campo, imagens, vídeos e produções das crianças, sistematizados em três ciclos: I) processo de investigação-ação inicial da realidade escolar para realizar um diagnóstico e buscar informações a fim de compreender as linguagens, as visões de mundo, os pensamentos, vontades e práticas dos sujeitos envolvidos para planejar e implementar práticas pedagógicas; II) planejamento e implementação de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias criativas, a partir do diagnóstico realizado; III) avaliação, com participação de todos os envolvidos, das práticas desenvolvidas, a fim de verificar limitações e/ou potenciais para a expressão, criatividade, inovação, colaboração, aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas. Durante os três ciclos de investigação dialogamos com crianças, famílias e professores inseridas na realidade escolar pesquisada. Ao adentrarmos nas brincadeiras e práticas das crianças com a cultura digital, evidenciamos de que forma as crianças usam e o que elas fazem com estes artefatos. Dialogar com as famílias possibilitou estabelecer uma relação de corresponsabilidade educativa. Trazer esta realidade para dentro da escola, dialogando com as professoras, contribuiu para pensar estratégias e experiências criativas e expressivas, com possibilidade de ampliação do repertório das crianças e de uma mudança de práticas pedagógicas numa perspectiva de produção de conhecimento. A pesquisa evidenciou que as crianças estão imersas na cultura digital e que a escola precisa trazer este tema para dentro dela, a fim de dialogar sobre os desafios da educação na sociedade contemporânea. A investigação constituiu-se como um processo construído de forma participativa e como um espaço formativo, buscando analisar o contexto e atentar para os processos de aprendizagem com as tecnologias digitais.
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