Sequência didática e aprendizagem baseada em problemas: contribuições para planejamento de ensino investigativo
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Date
2023-08-25Primeiro membro da banca
Wagner, Caroline
Segundo membro da banca
Ilha, Phillip Vilanova
Metadata
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Diante da aula tradicional de exposição de conteúdos surgiram diferentes tipos de propostas
de sequência de ensino. No desenvolvimento de sequências didáticas os tipos de atividades, as
relações existentes entre as mesmas, a relação que se estabelece entre professor e aluno e
entre os próprios estudantes, indicam a intenção pedagógica presente no conjunto de
atividades propostas. Com isso, o trabalho procura analisar os componentes formadores de
sequências didáticas aplicadas em aulas de ciências, idealizando um modelo com elementos
da aprendizagem baseada em problemas que seja executável ao contexto da sala de aula.
Também se pretende propor um minicurso para formação docente inicial ou continuada
objetivando demonstrar o valor educacional de uma sequência didática bem elaborada para a
aprendizagem dos estudantes. A primeira abordagem desta pesquisa foi buscar embasamento
teórico sobre sequência didática e aprendizagem baseada em problemas. Dando continuidade,
se elaborou um dossiê de dados de sequências didáticas dos anais do Encontro Nacional de
Ensino de Biologia dos anos de 2005 e 2018. Os dados coletados foram: nível de ensino,
tema/assunto, apresentação de atividades ordenadas e articuladas, exploração de
conhecimentos prévios e articulação com solução de problemas. Após esse estudo, se chegou
ao modelo de sequência didática intitulado “Sequência didática para exploração do universo
científico”, em que a partir do mesmo se produziu uma possibilidade de aplicação no ensino
fundamental. Com o desenvolvimento da pesquisa, se percebeu que para o contexto real de
sala de aula se faz necessário em uma sequência didática um encadeamento de etapas bem
definido com atividades bem articuladas entre si, visto que é necessário para a condução do
processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, se descobriu que a exploração de
atividades práticas investigativas pode ser uma possibilidade de problematização de um
determinado tema/assunto, bem como o meio de contextualizar para o estudante o problema
que será objeto de estudo. Acredita-se que a proposta pode contribuir para a participação ativa
dos alunos em sala de aula, tudo depende de como o professor irá conduzir as etapas da
sequência didática e o tipo de atividade que irá realizar em cada bloco.
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