Uso das TICs nas aulas de Língua Portuguesa
Abstract
Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição da linguagem visual
mediada para o desenvolvimento das competências de Língua Portuguesa no
contexto da Educação Básica. Para isso, propõe-se a definição de conceitos
fundamentais sobre a linguagem visual e o uso de tecnologias como ferramentas
didáticas, além da análise de três constructos de identificação textual: uma imagem,
uma imagem com texto e um texto sem imagem. A interpretação dessas estruturas
será abordada na perspectiva da leitura e da significação da Língua Portuguesa,
permitindo compreender como diferentes formas de representação contribuem para a
construção de sentido. A relevância desse estudo se insere no campo dos estudos
sociolinguísticos, semânticos e semióticos, articulando-se com pesquisas sobre as
propriedades da imagem e sua influência no ensino e aprendizagem da língua. A
pesquisa bibliográfica realizada evidencia que o desenvolvimento de habilidades de
leitura visual e verbal amplia a compreensão dos diversos tipos de linguagem
presentes no cotidiano escolar. Assim, ao integrar imagens e textos nas práticas
pedagógicas, possibilita-se aos/às alunos/as a construção de múltiplos significados,
fortalecendo suas competências interpretativas e comunicativas. Dessa forma, este
estudo apresenta uma contribuição significativa para a formação básica dos
estudantes, auxiliando-os a se tornarem leitores mais completos, aptos a interagir
criticamente com textos tradicionais e multimodais. Ao fortalecer essas competências,
o ensino da Língua Portuguesa torna-se mais dinâmico e alinhado às exigências da
sociedade contemporânea, preparando os estudantes para uma participação ativa nos
meios acadêmico e social.
Collections
The following license files are associated with this item: