Clima organizacional de discentes e servidores de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior
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Data
2013-08-28Primeiro orientador
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A avaliação do clima organizacional surge como uma ferramenta que permite conhecer o ambiente de trabalho, fornecendo informações que os gestores poderão utilizar estrategicamente para dar sentido às mudanças de cenários, aplicando medidas corretivas, principalmente para a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade, garantindo assim, o sucesso no processo de avaliação junto a CAPES. Logo, o objetivo desse estudo foi identificar os fatores relacionados ao clima organizacional que influenciam no ambiente de trabalho dos discentes e servidores de Programas de Pós-Graduação (PPGs) de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de clima por meio de um questionário baseado nos modelos de Rizzatti (2002) e Luz (2003) e adaptado à realidade de cada programa e ao que se pretendia investigar. Com os resultados obtidos, por meio da percepção do público acadêmico, validou-se um conjunto de componentes e seus respectivos indicadores para investigação do clima organizacional de discentes e docentes dos PPGs estudados. Por meio das análises realizadas, conclui-se que a comunidade acadêmica percebe os fatores do clima organizacional que influenciam no ambiente trabalho de forma semelhante nas suas diferentes dimensões. Discentes, docentes e técnico-administrativos avaliam o local de trabalho de forma bastante satisfatória, principalmente em relação à atividade que desempenham nos programas, resultando comprometimento, empenho e dedicação na realização das tarefas, proporcionando um comportamento motivado, especialmente entre discentes e docentes, onde as chances de colocação no mercado, as oportunidades de crescimento e o currículo representam um estímulo neste processo que, entretanto, gera competitividade entre colegas, especialmente entre diferentes grupos dentro dos PPGs. Por outro lado, o relacionamento entre colegas de mesmo grupo de trabalho revela um clima de integração, cooperação e amizade. No entanto, fatores relacionados às relações interpessoais, entre diferentes grupos de trabalho, às condições de trabalho, o apoio financeiro para pesquisa e eventos, a quantidade de horas-aula e disciplinas e a sobrecarga de trabalho, além de aspectos relacionados aos gestores, interferem negativamente no ambiente de trabalho, prejudicando o estabelecimento de um clima organizacional favorável. Desta forma, o propósito deste estudo foi alcançado, na medida em que contribuiu com informações e instrumentos de pesquisa efetivamente úteis para o processo de gestão dos PPGs. De posse dessas informações os gestores poderão detectar as possíveis causas e consequências de problemas ocorridos, aplicando medidas corretivas, principalmente, na melhoria da qualidade e produtividade acadêmica e, por conseguinte, para o sucesso no processo de avaliação dos programas junto a CAPES. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento de estudos que visem à melhoria dos diversos processos que compõem não apenas os programas da IES estudada, como as demais que desejarem se valer deste instrumento de pesquisa.