A aprendizagem na concepção humanista de Carl Rogers e sua contribuição para o desenvolvimento das atitudes dos estudantes de graduação em medicina da UFSM
Abstract
O objetivo primário da escola médica é a formação integral de um egresso competente na resolução de problemas, e capacitado para a educação continuada. Para tanto, este egresso deve apresentar conhecimentos técnico-científicos, valores, habilidades e atitudes positivas, além de participar ativamente na construção do saber. Atitudes são normas que determinam ações habituais em circunstâncias diferentes, e são necessárias para a mediação entre competência e prática clínica. Estudos demonstram que a aprendizagem influencia o comportamento e o desenvolvimento de atitudes, podendo impactar na qualidade do cuidado médico. Não está estabelecida a melhor forma de ensinar atitudes aos estudantes, e na literatura são encontrados poucos artigos relatando a influência do humanismo para o desenvolvimento de atitudes. Deste modo, as experiências neste campo de pesquisa são heterogêneas, o que aumenta a dificuldade na integração dos temas humanísticos aos propósitos do ensino em saúde. A psicologia humanista, tendo como pioneiro Carl Rogers, trouxe significativas contribuições para a educação, através da aprendizagem ativa e centrada no aluno. Esta aprendizagem contrasta com a forma tradicional, centrada apenas no professor, no conteúdo e na avaliação. O objetivo deste trabalho é analisar a influência da concepção humanista de Carl Rogers através (1) das qualidades positivas de autenticidade, valorização, confiança e empatia do professor e (2) dos princípios da aprendizagem significante na modificação das atitudes dos alunos do 7º semestre do curso de graduação em medicina da UFSM. A amostra foi constituída por 42 alunos, que participaram em grupos de encontro semanais. Foi aplicado um questionário para avaliação de atitudes antes e depois da intervenção rogeriana durante o 2º semestre letivo de 2014, para determinar se ocorreu modificação nas atitudes frente a cinco aspectos, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais: Social, ambiência, crença, conhecimento e ética. Pode-se concluir que a intervenção rogeriana influenciou de modo significativo o desenvolvimento de atitudes positivas apenas na dimensão crença. Entretanto, foi observado um aumento no escore de atitudes em todas as dimensões, demonstrando tendência de positivação entre o início e o final da pesquisa. Nenhum aluno demonstrou atitudes negativas em qualquer uma das dimensões. O perfil de alunos com atitudes positivas em todas as dimensões foi do sexo feminino, com o pai e mãe com grau de escolaridade superior, que utilizavam livros e periódicos como fonte complementar de estudos e que dedicavam um tempo adicional de estudo igual ou superior a seis horas semanais. Os princípios humanistas de Rogers podem ser utilizados adequadamente em qualquer disciplina ou curso, sem causar desconforto ou ameaça tanto ao aluno quanto ao professor. O ensino centrado no aluno não é um método ou uma teoria, mas um estilo na relação entre o professor e seus alunos, onde o aspecto formativo supera o informativo. Muito do que Rogers propôs pode ser utilizado para o desenvolvimento de atitudes positivas em estudantes de graduação em medicina.