O processo de democratização das escolas brasileiras e o exemplo do município italiano Reggio Emilia
Abstract
Esta monografia teve como objetivo analisar o processo de democratização das escolas públicas brasileiras e dentro desse assunto citamos o caso de
algumas escolas ministradas pelo município italiano Reggio Emilia, na qual eta segue a filosofia de uma Grande Família. Atualmente, tratar esse assunto
representa um grande desafio para os educadores, para a escola e para a sociedade. Neste sentido, se faz necessário uma série de trabalhos que possam
melhorar o ambiente escolar e torna-lo um local onde ocorra reflexão acerca dos assuntos estudados e desenvolva o pensamento crítico, pois é um processo que desencadeia pesquisa, análise e criação de novas idéias. Muda a maneira de pensar a escola, o ato pedagógico, os espaços e tempos escolares. E é nessa
lógica que a Gestão Escolar pode vir a contribuir para minimizar o fracasso que paira sobre a Educação. Este trabalho foi desenvolvido baseado em pesquisas e
referências teóricas contidas nos estudos de Edwards (1999), Peroni (2003), Saviani (1983), Freire (2007), Rocha (1999), entre tantos outros que estudam e
tratam do tema em suas pesquisas. Nos dias de hoje, fica cada vez mais evidente que se faz necessário considerar um trabalho de fortalecimento da Gestão
Democrática para melhorar o processo de aprendizagem na Educação. Assim, concluímos que a participação cidadão nas tomadas de decisões importantes no
espaço escolar poderá incentivar o compromisso dos envolvidos melhorando a qualidade de vida da comunidade e consequentemente da instituição nela
inserida.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1012]