Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por assunto "Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 34
-
A aquisição da linguagem na relação libras x português
(2007)O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio ... -
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
(2010)O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. ... -
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
(2010)A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido ... -
Saberes da educação especial nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana
(2010)O trabalho não apresenta resumo. -
Práticas pedagógicas e a inclusão escolar
(2010-12)Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, ... -
Escola inclusiva: uma escola, uma realidade
(2010)Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ... -
O aluno surdo incluído no ensino regular
(2007-11)Esse texto tem o propósito de investigar os caminhos utilizados pela escola para desencadear a inclusão dos alunos surdos. Através das visitas na sala de aula observei o comportamento dos alunos surdos com colegas e ... -
Considerações sobre a inclusão dos alunos surdos no ensino regular: o que dizem os professores
(2010)A inclusão dos alunos surdos nós dá oportunidade de problematizar e colocar em pratica todos os nossos conhecimentos, enquanto professores. A importância deste estudo reside nas necessidades educacionais dos surdos e a ... -
Déficit cognitivo: parecer dos professores sobre as práticas educativas na escola de educação especial
(2010)Este estudo tem o objetivo de verificar a formação e capacitação de professores de uma escola especial, bem como apontar recursos e práticas educativas que auxiliam estes professores a desenvolver o processo de ... -
As fragilidades encontradas na inclusão do surdo na rede regular de ensino em Governador Valadares
(2010)Este artigo integra uma investigação sobre as fragilidades no processo de inclusão dos surdos na rede regular de ensino em escolas municipais e particulares de Governador Valadares. Para tanto foram envolvidos professores ... -
Educação inclusiva no município de Boa Vista: Projeto Fazendo Acontecer
(2010)Como consta na legislação, desde a década de 60 ocorrem movimentos para a educação de pessoas com deficiência. Mas, sem dúvida, após a constituição de 1988 e documentos internacionais, a mobilização por uma educação ... -
Estudo do contexto educacional atual e proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiais
(2007-11)Ao analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que a proposta pedagógica de Educação Popular é uma alternativa para superação da educação tradicional severamente criticada na atualidade. Associada com esta nova ... -
A importância da utilização das TICs na educação especial
(2010)Este artigo, de natureza bibliográfica, trata da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação, TICs na Educação Especial. A partir de três eixos de análise, procurou-se refletir sobre as tecnologias na prática ... -
Contribuições das tecnologias de informação e comunicação para práticas educativas contemporâneas
(2010-10-16)Este trabalho apresenta estudos sobre os avanços tecnológicos que marcam a sociedade contemporânea. Ao permitir aos indivíduos o acesso rápido e fácil à informação e à comunicação, a tecnologia impõe expressivas modificações ... -
Educação especial: eis a questão!
(2010-08)A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Assim, o respectivo trabalho discute os fundamentos, a política, as ... -
A dança como fator de inclusão no ambiente escolar
(2010)O presente trabalho refere-se ao estudo sobre quatro alunos com Necessidades Educacionais Especiais de uma turma de currículo formada por 20 alunos que frequentam o projeto extra-classe de dança, denominado Grupo Movimento. ... -
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda
(2010)Este trabalho visa verificar a importância da Língua de Sinais na vida de um sujeito surdo pertencente à comunidade surda. Para isso pretende-se analisar os fatores sociais, educacionais e familiares que influenciaram ... -
A sexualidade sob a ótica do jovem surdo
(2010-12-20)A presente pesquisa discute questões voltadas à sexualidade de jovens surdos com o objetivo de conhecer o entendimento que eles possuem sobre o assunto, sobretudo para as questões que se relacionam com a sua saúde sexual ... -
Altas habilidades e super dotação em matemática: investigação sobre como percebê-las em sala de aula
(2010)Este trabalho pretende apresentar um estudo sobre a identificação de portadores de altas habilidades \ superdotação. A análise está focada na produção bibliográfica da área, com a consulta à produção de autores que tem ... -
Família, escola e educação de surdos
(2010)O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão a cerca das relações sociais entre família e escola, tendo em vista a escolaridade da criança surda. Foram abordadas questões e conceitos sobre ...