• A inclusão na educação infantil e a prática dos professores 

      Ferreira, Maria Rosenilda Pires (2010)
      O presente trabalho teve como objetivo observar como está sendo garantido o direito à inclusão, para os alunos da educação infantil, de forma a atender suas necessidades educacionais, fortalecendo sua autoestima, desenvolvendo ...
    • Educação infantil - espaço de interações lúdicas e inclusão 

      Pimenta, Simone Nogueira Correia (2010-12-20)
      Abordar a Educação Inclusiva na Educação Infantil pressupõe uma reflexão acerca da compreensão das diferenças individuais na diversidade humana. Podemos dizer que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada ...
    • Entre conceitos e preconceitos, nasce uma escola inclusiva 

      Ramos, Daisy Mari Braz (2010-12-20)
      O presente artigo analisa a prática da inclusão de crianças em uma instituição de Educação Infantil, em Santa Maria, pertencente à Rede Municipal de Ensino. Através de uma revisão bibliográfica e da análise do Plano Pedagógico ...
    • O desenvolvimento das crianças deficientes mentais na educação infantil 

      Torres, Karina Tannus Mendes (2010-12-20)
      O atendimento educacional de crianças com necessidades educacionais especiais, do nascimento aos seis anos de idade ainda carece de alguns aprimoramentos. Tentando superar essas dificuldades, a educação infantil pode ...
    • Déficit cognitivo na educação infantil: (RE)significando a escola 

      Viana, Suerdes Rodrigues (2010-12-20)
      Este trabalho parte de uma experiência pessoal e focaliza-se sob a luz do debate sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino. Nele, analisa-se o déficit intelectual e ...