• A escola e a inclusão 

      Hepp, Vera Enilda Pautz (2010)
      O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo ...
    • Práticas pedagógicas e déficit cognitivo 

      Paula, Maria Doralina Guterres (2010-12-20)
      O foco central desse artigo é a formação dos educandos com déficit cognitivo bem como as práticas pedagógicas utilizadas no processo de formação e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – L.D.B.E.N. ...
    • Inclusão de alunos com déficit cognitivo na escola regular, e agora? 

      Pinheiro, Luciane Tavares (2010-12-20)
      O presente trabalho de pesquisa procura refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola de ensino fundamental, da rede pública municipal, com os alunos que apresentam déficit cognitivo. Os dados obtidos ...
    • Tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR 

      Queiroz, Silvana Alves (2010-12-20)
      Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas – TA como forma de se verificar se elas estão contribuído no processo de aprendizagem e de autonomia dos alunos com deficiências matriculados nas ...
    • Prática pedagógica para alunos com défict cognitivo 

      Souza, Edelvira Nascente de (2010-06-07)
      Este estudo tem por objetivo analisar os relatos de práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo em reportagens divulgadas na revista Nova Escola, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios ...