• Escola x deficiência cognitiva na busca de seus determinantes 

      Abreu, Maria Justina Rodrigues (2008-01)
      Este artigo aborda a noção do déficit cognitivo dentro da escola enquanto estrutura que formata pessoas e as classifica em aptas ou inaptas para a aprendizagem. Alguns autores selecionados previamente e que deram a sua ...
    • Práticas pedagógicas para alunos incluídos no ensino regular e a formação do professor na contemporaneidade 

      Aires, Creuzelia Regina Felício dos Santos (2010-12-15)
      Este artigo monográfico trás como tema as Práticas Pedagógicas para alunos incluídos e a formação do professor na contemporaneidade. Para tanto tem como objetivo principal identificar e analisar as metodologias utilizadas ...
    • "Como Pedro um menino autista relaciona-se com o mundo?" 

      Alberto, Elizete Vaz (2007)
      A escolha do tema apareceu como uma curiosidade: "Como Pedro, um menino autista, se relaciona com o mundo externo, do qual depende?" Crianças com autismo apresentam, desde cedo, um distúrbio severo do desenvolvimento, ...
    • Educação inclusiva: desafio para formação de professores 

      Almeida, Vania Carvalho de (2010)
      O presente estudo parte do tema: "Educação Inclusiva: Desafio Para Formação De Professores", e tem como objetivo propiciar ao professor do Ensino Básico, instrumental teórico que o capacite a refletir, apropriar-se e ...
    • Surdez e o desafio da inclusão 

      Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de (2010)
      A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada ...
    • Formação de professores para escola inclusiva 

      Alves, Galdina Soares (2010-12-13)
      Este trabalho centra-se na temática da formação de professores para uma orientação inclusiva em educação e na preparação destes para acolher crianças com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de escolas ...
    • Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo 

      Andrade, Eny Nakano Almada Andrade (2010-03-24)
      Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, ...
    • A aquisição da linguagem na relação libras x português 

      Antunes, Circe Fagundes (2007)
      O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio ...
    • Gestão da EaD numa perspectiva inclusiva 

      Antunes, Louraine Mattos da Silva (2010)
      Este trabalho tem como objetivo identificar as ações do processo de gestão do pólo de Rio Bonito, assim como analisar e refletir sobre as concepções de educação pública na modalidade a distância em curso de Graduação ...
    • A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva 

      Aquino, Rita de Cassia Brasil de (2010)
      O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. ...
    • A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios 

      Araújo, Helenice Dutra de (2010)
      A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido ...
    • A inclusão na diversidade como desafio para educação nacional: considerações sobre a educação de surdos 

      Araújo, Vanilda Alves de (2010)
      A atual proposta educacional propõe a Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais preferencialmente no ensino regular promovendo-a por extensão, nos diferentes segmentos da sociedade. Contudo pensar na ...
    • Educação de surdos no contexto da inclusão escolar 

      Araújo, Wanderson Pereira (2010)
      A proposta do presente artigo é refletir sobre a educação de surdos no contexto da inclusão escolar, analisando as questões polêmicas e os avanços na visão paradigmática inclusiva, mais especificamente a inclusão das pessoas ...
    • Dificuldades de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e deficiência mental: do que estamos falando? 

      Arduvino, Aziza Mohamad (2007)
      O presente artigo buscou investigar através de um referencial teórico, conhecimentos que pudessem esclarecer a história dos problemas de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e deficiência mental. Sendo que, os referidos ...
    • Educação física para crianças surdas: possibilidades e dificuldades 

      Azevedo, Gabriela Azzi de (2010)
      Este estudo contará, por meio de uma pesquisa bibliográfica , a Educação Física no desenvolvimento geral de alunos surdos nos anos iniciais, salientando o aporte que a mesma proporciona no processo de construção da ...
    • Formação de professores em educação especial 

      Azevedo, Luciana Machado da Silva de (2010)
      A inclusão educacional fez com que todos os professores refletissem sobre as implicações existentes deste novo modelo de escola. No contexto escolar esta nova concepção de educação reflete no projeto político-pedagógico, ...
    • Consciência fonológica em crianças de pré-escola 

      Ávila, Karen Cristina Dias de (2007-12)
      O presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam ...
    • Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior 

      Barcellos, Carine Martins (2010)
      Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, ...
    • Repensando a aprendizagem do aluno surdo no contexto da inclusão 

      Batista, Batistina José (2010-06)
      Ao longo dos anos vem se discutindo dentro do âmbito educacional, as vantagens e desvantagens da integração e inclusão do educando com necessidades especiais na classe comum da escola regular, tendo muitas controvérsias ...
    • Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão 

      Batista, Mediane Silva Ribeiro (2010)
      O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a dificuldade dos professores das escolas públicas em atender de maneira eficiente o aluno com necessidades educacionais especiais. O trabalho é fundamentado na LDBEN ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.