Browsing Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano by Title
Now showing items 21-40 of 46
-
As formas de comunicação e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em aulas de Educação Física Escolar
(2004-12-09)Este estudo teve como objetivo analisar as formas de comunicação de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), colegas e professor em aulas de Educação Física, e a contribuição destas formas de comunicação para ... -
As funções da comunicação na educação física inclusiva: um estudo com alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de ensino
(2006-01-20)Este estudo teve como objetivo analisar as Funções da Comunicação em aulas de Educação Física Escolar com Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs) em classes comuns de ensino. Foi palco deste estudo 06 (seis) ... -
A identidade do ser humano é corporal
(2004-12-16)Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do movimento Humano, SubÁrea Pedagogia do Movimento Humano, na linha de Corporeidade e apresenta como tema a identidade do ser humano como sendo ... -
Idoso e Tai Chi Chuan: uma proposta promovida pela aprendizagem solidária
(2004-06-26)Este trabalho, ao longo de oito meses, teve como objetivo, uma ação propositiva com um diálogo entre o idoso e a atividade corporal chinesa “Tai Chi Chuan” através da aprendizagem solidária. Para esse diálogo, foi criado ... -
O idoso na sociedade de Santa Maria
(2004-10-22)Este estudo teve como objetivo compreender a inserção do idoso na sociedade de Santa Maria - RS e sua relação com o trabalho do NIEATI ao longo dos últimos 10 anos de história. Para compor o quadro de informações foi ... -
Idosos em aulas de Educação Física do ensino médio como fator motivador para um estilo de vida ativo – um estudo de caso
(2004-12-20)O presente estudo foi elaborado no decorrer do ano de 2004, junto ao Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade e com a colaboração do Colégio Estadual Coronel Pilar, onde foram desenvolvidas as aulas de educação ... -
A importância das atividades de movimento no desenvolvimento infantil
(2004-12-01)Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do Movimento Humano, Sub – Área Pedagogia do Movimento Humano, desenvolvido no Centro de Educação Física e Desportos – UFSM, visando conhecer a ... -
Influência circadiana no comportamento de variáveis fisiológicas e físicas utilizadas para o diagnóstico do desempenho físico
(2006-06-24)No contexto da avaliação e diagnóstico do desempenho físico os conhecimentos advindos da Cronobiologia, tornam-se relevantes, pois, estes nos permitem entender e considerar as variações que estão ocorrendo a todo o momento ... -
Os jogos da escola cidadã do munícipio de Porto Alegre: que cidadania está em jogo?
(2005-10-26)Com a constante preocupação de alcançarmos um outro esporte possível, este trabalho buscou compreender a proposta de jogos escolares municipais, da cidade de Porto Alegre, os Jogos da Escola Cidadã (JEC). Tendo como ... -
O lazer nas sociedades de controle
(2005-06-13)Partindo do conceito Sociedades de Controle, proposto mas não totalmente desenvolvido por Michael Foucault, onde está contida a tese do controle contínuo do corpo, buscou-se compreender em que medida este grau de controle ... -
A língua espanhola e a expressão corporal: diálogos pedagógicos
(2006-03)Surgiu o interesse em realizar esta pesquisa, que busca explicar a expressão corporal como uma linguagem através de símbolos, onde aparece o Espanhol como uma segunda língua, tudo aquilo que é capaz de ser dito ou entendido ... -
Metas de orientação no esporte de jovens envolvidos na prática esportiva escolar e sua relação com as experiências esportivas
(2005-08-04)Este estudo teve como objetivo verificar se a diversidade de experiências esportivas é uma variável associada à maneira com que jovens orientam suas percepções de sucesso no esporte. Participaram 362 estudantes (187 masculino ... -
Possibilidades pedagógicas do dançar na escola
(2004-10-04)Neste estudo abordamos a dança enquanto conhecimento a ser tratado pedagogicamente na Educação Física escolar. Entendemos que a escola pode oferecer outras formas de vivências corporais por meio da dança, buscando resgatar ... -
A prática da capoeira nos grupos da cidade de Santa Maria - RS: dimensões trabalhadas
(2005-12-22)O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa do núcleo de Pedagogia do Movimento Humano, pertencente ao curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Pesquisa do Movimento Humano, da Universidade ... -
Produção científica e representações sociais de corpo: reflexões a partir da revista Kinesis
(2006-01-23)Este trabalho teve como objetivo, analisar as Representações Sociais de corpo presentes nos ensaios da Revista Kinesis, promovendo reflexões sobre a produção científica do CEFD. Para tanto, utilizamos como principais ... -
Produção de torque no ciclismo: análise da simetria na pedalada durante 40 km simulados
(2004-12-17)O objetivo deste estudo foi verificar a produção de torque durante 40 km de ciclismo, verificando também as relações entre simetria na produção de torque, influência do membro dominante e intensidade do exercício (%VO2máx). ... -
Professor de educação física e aluno com necessidades educacionais especiais: as formas e as estratégias de comunicação utilizadas nas aulas
(2004-07-02)O estudo teve como objetivo analisar as formas e as estratégias de comunicação do professor de Educação física com alunos sem e com Necessidades Educacionais Especiais incluídos em classes regulares de ensino. A população ... -
O professor de educação física enquanto mediador na construção de um tempo livre dotado de sentido concreto
(2005-05-19)O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel do Professor de Educação Física enquanto mediador na construção de um tempo livre dotado de sentido ... -
Refletindo sobre as relações de convivência a partir da racionalidade e da emocionalidade em Maturana: uma experiência no ASEMA (apoio sócio-educativo em meio aberto)
(2005-07-05)Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano, Sub-Área Pedagogia do Movimento Humano, na linha de Corporeidade e apresenta como tema A REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES ... -
A relação CEFD/escola a partir das propostas de estágio desenvolvidas nos diferentes currículos
(2005-12-19)Essa pesquisa mostra como se deu o relacionamento entre o CEFD/UFSM e as Escolas estaduais e municipais de Santa Maria, focando os estágios desenvolvidos, a fim de compreender se esse relacionamento teve alguma influência ...