• Acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais em escola de ensino regular 

      Dias, Nara Teresinha Pazinato (2005-03-23)
      Esta pesquisa estudou uma realidade escolar na intenção de investigar o processo de acessibilidade, visto que há no contexto diferenças individuais, diversidades culturais, sociais e individuais, com o objetivo de tornar ...
    • Alfabetização e sua relação com a educação infantil 

      Matos, Vanussa Carvalho de (2005-06-01)
      O trabalho enfatiza três assuntos de muita importância na vida de um ser humano em desenvolvimento: a educação, a educação infantil e a alfabetização. Dentro desses itens, faz-se uma relação entre a alfabetização e a ...
    • A auto-estima na formação do professor e do psicopedagogo 

      Chagas, Fátima de Lourdes Fonseca (2005-05-24)
      Esta pesquisa participante visa a apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, com a finalidade de elevar a auto-estima dos professores a fim de refletirem sobre o seu papel ...
    • Avaliação da aprendizagem 

      Oliveira, Tanise Ferreira de (2005-03-29)
      A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na prática de profissionais em educação, informações experenciadas no cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel fundamental para o ...
    • Avaliação numa perspectiva de qualidade 

      Jacobsen, Marinês Sena dos Santos (2005-03-22)
      Este trabalho apresenta uma exposição a respeito da avaliação numa perspectiva de qualidade, tema que tem gerado controvérsias e divide os profissionais em educação sobre qual o melhor método de avaliar. Assim, temos a ...
    • O compromisso do supervisor escolar com a construção e operacionalização coletiva do projeto político pedagógico 

      Teixeira, Antonia Feiteiro (2005-05-23)
      Este trabalho é um estudo reflexivo do compromisso do Supervisor Escolar com a formação do coletivo na construção e operacionalização do Projeto Político- Pedagógico. Justifica-se este estudo pela necessidade de refletir ...
    • O conhecimento popular sobre o papel curador das plantas e suas possibilidades para a educação e a escola 

      Silveira, Iris Maria Müller (2005-03-14)
      Este trabalho consiste em mostrar que as plantas têm uma íntima relação com a vida do planeta. Na infância ainda descobri o privilégio da amizade com as ervas. A saúde é uma dádiva preciosa ao alcance de todos e é preciso ...
    • Construção de lideranças a partir da formação política 

      Macedo, Maria Tereza Carneiro de (2005-03)
      Trata o presente trabalho monográfico do tema construção de lideranças a partir da formação política, no qual é feita uma retomada histórica, especialmente, a que se refere ao período dos anos da ditadura militar e ...
    • A construção do conhecimento lógico-matemático na educação infantil: reflexões sobre a prática em sala de aula 

      Dutra, Catia Cilene Moraes (2005-05-22)
      A presente pesquisa teve como eixo temático a construção do conhecimento lógicomatemático, envolvendo mais precisamente indagações referentes a Educação Infantil, considerando a formação de conceitos e o aspecto lúdico. ...
    • Contribuição da literatura infantil no trabalho com crianças da educação infantil 

      Machado, Elenir Bitencourt (2005-03-15)
      Partindo da necessidade de fazer com que as crianças da Educação Infantil tenham uma visão mais ampla de tudo que as rodeiam, e tornando-as mais observadoras e curiosas frente à realidade em que vivem e atuam, neste ...
    • Dificuldade de aprendizagem: ação da sala de recursos de aprendizagem 

      Morais, Maria Eni Moreira de (2004-12-20)
      Esta pesquisa tematiza a dificuldade de aprendizagem e os efeitos nela produzida a partir das atividades realizadas pela Sala de Recursos de Aprendizagem. É resultante da minha vontade de conhecer mais acerca de como a ...
    • Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita 

      Lara, Eleane Maria Teixeira de (2005-03)
      O presente trabalho aborda o tema Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita, propondo-se a análise de quais as causas dessas dificuldades e apontando as possíveis soluções para estes problemas. Este tema foi ...
    • Dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita 

      Dias, Mariselda Leão (2005-03-18)
      O presente trabalho traz reflexões sobre as causas das dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita, quais os fatores desses transtornos, e, quais as possibilidades e soluções para esses problemas. ...
    • Educação ambiental: desenvolvendo o senso crítico e a cidadania 

      Luiz, Andréia Aparecida Santos (2005-03-14)
      O presente trabalho destaca a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, enfatizando a importância de uma educação séria, que busca formar indivíduos, que compreendam a realidade e tenham capacidade para criticá-la, ...
    • Educação inclusiva e Instituto Estadual Tiaraju: uma discussão necessária 

      Peripolli, Luciane Felin (2005-03-17)
      A presente pesquisa, resultado de um trabalho para o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional da Universidade Federal de Santa Maria, realizado em 2005, é um estudo de caso de cunho qualitativo, sobre as ...
    • Educação, meio ambiente e cidadania 

      Miletto, Milene Ferreira (2005-03-14)
      Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre Educação Ambiental, que analisa as práticas e as concepções de professores, alunos, diretora, pais e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Medeiros, ...
    • Educação: discursos e práticas 

      Felix, Mariângela Fighera (2005)
      O trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial ...
    • A escola como espaço inclusivo 

      Teixeira, Maria Algemira Veloso (2004-12-20)
      A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ...
    • A escola como espaço inclusivo: um desafio para os educadores 

      Evangelho, Cleusa Regina Becker (2005-03-17)
      O presente trabalho visa conhecer a opinião de seis professoras em uma escola do Município de São Sepé - RS sobre o impacto que a inclusão tem provocado no ambiente escolar, entre os educadores, na aceitação dos alunos com ...
    • A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais 

      Lorenzen Junior, Walter (2004-12-20)
      Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades ...