• A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil 

      Donatto, Miriam Edite Canfield (2005-03)
      Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. ...
    • Inclusão de um aluno especial na escola regular 

      Perceval, Ilma Nunes (2005-03-17)
      Este estudo teve como finalidade, investigar quais as causas e preconceitos apresentados pela comunidade escolar,que dificultam o aluno com Necessidades Educacionais Especiais (Paralisia Cerebral) serem incluídos no ...
    • A inclusão do aluno com Síndrome de Down: análise do cotidiano de uma escola da zona rural do municipio de Cacapava do Sul 

      Pereira, Andréa Amestoy (2005-05-20)
      O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da zona rural no município de Caçapava do SUL. A pesquisa aborda aspectos históricos, anatômicos e educacionais, da ...
    • Inclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidade 

      Fonseca, Ana Jocemar Pereira (2005-03-18)
      Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é percebido pelos ...
    • Influência do gestor no processo ensino aprendizagem 

      Dias, Marcia Rejane Miolo (2005-03-18)
      O acesso ao conhecimento científico, técnico, administrativo é fundamental ao desenvolvimento, só que a nenhum mercado é viável a distribuição democrática de seus produtos (incluindo a mercadoria educação), sob pena de ...
    • A informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais 

      Gass, Márcia Cristina Lôndero (2005-03-17)
      Atualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer, perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas formas ...
    • As inteligências múltiplas na psicopedagogia 

      Pereira, Elisângela de Oliveira (2005-03-15)
      O homem é um ser social, racional e emocional, inacabado, criativo que constrói e reconstrói em mediação com o contexto sócio-cultural no qual esta inserida. Diante disso nos questionamos: como os psicopedagogos podem ...
    • A interdisciplinaridade no contexto escolar: desafios, obstáculos e possibilidades 

      Silva, Lucélia Brum da (2005-06-22)
      Neste trabalho, abordo a questão da Interdisciplinaridade principalmente no que tange os desafios e obstáculos inerentes a sua prática. Para tanto, busco nas produções teóricas definições sobre o referido tema na tentativa ...
    • Interdiscipllnaridade: dificuldades e perspectivas (Uma reflexão sobre a questão interdisciplinar na escola) 

      Marques, Teresinha Roselis Menezes (2005-10)
      Decorre, este trabalho, de pesquisas bibliográficas sobre o tema: Interdisciplinaridade - dificuldades e perspectivas. Ao tecer os fios teóricos de referência sobre o assunto, aludo, sinteticamente, sobre a evolução ...
    • O ler e escrever nas séries iniciais: atuação dos gestores na aprendizagem 

      Tavares, Vera Maria Pazinato (2005-03-18)
      A Contribuição desse trabalho é para a implantação de um processo de Gestão Escolar com sucesso, visto a experiência profissional na área de conhecimento relativo a Língua Portuguesa. Com o conhecimento teórico adquirido ...
    • Ludicidade e aprendizagem: ação para a alegria de aprender 

      Santos, Márcia Cilene Medeiros dos (2005-03-16)
      No presente estudo abordo a importância do lúdico no ensino fundamental uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. O tema ...
    • Um novo olhar sobre a educação inclusiva 

      Rossato, Miria Inês Pigatto (2005-03-16)
      O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos professores para trabalharem com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi constituído um referencial ...
    • Novos desafios a uma sociedade inclusiva 

      Dreier, Lêda Lígia Pereira (2005-06-14)
      Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da ...
    • O papel do lúdico na educação infantil 

      Silveira, Elisiane Oliveira (2005-03-15)
      O estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e 2004), entre ...
    • O papel do supervisor no contexto escolar 

      Machado, Sheila Rodrigues (2005-05-23)
      Tendo em vista as transformações requeridas pela LDB/96, direcionada para uma gestão democrática, o presente trabalho se propõe a analisar o papel do Supervisor no contexto escolar, relacionando seu desempenho aos ...
    • O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem 

      Marques, Marileni Alverina Rosa (2004-12-20)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ...
    • Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente 

      Poglia, Patrícia Dalmaso (2005-03-16)
      A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ...
    • Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores 

      Santos, Eliane Aparecida Galvão dos (2004)
      Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ...
    • Reprovação escolar 

      Rosa, Magdalena Castro da (2005-03-16)
      A reprovação escolar é um fenômeno que vem preocupando a todos aqueles que, de um modo ou de outro, interessam-se por uma educação de qualidade. E o que significa educação de qualidade? É aquela que prepara o cidadão ...
    • Ressignificando a auto-Imagem e/ou auto-estima e o autoconceito de crianças pré-escolar (educação infantil) 

      Rosa, Gícelda Maria Fernandes Jaime (2005-03-15)
      A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver a importância da auto-imagem e /ou da auto-estima e do autoconceito das crianças que fazem parte da Pré-Escola (Educação Infantil). Em outras épocas, e durante muito tempo, ...