A visão dos gestores escolares acerca do trabalho pedagógico no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
Abstract
A presente pesquisa objetiva refletir como é realizada a gestão do trabalho pedagógico no primeiro ano do Ensino Fundamental nas instituições de ensino da
rede municipal de Arroio do Tigre/RS, bem como a inclusão das crianças de seis anos no primeiro ano do ensino fundamental. A mesma se deu por meio de uma
pesquisa qualitativa exploratória, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e equipe diretiva das Escolas. A coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado aberto, sendo usada a análise qualitativa do material coletado. A visão dos gestores de forma geral pode ser considerada como um conjunto de ações norteadoras para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Partindo das políticas públicas que abrangem este nível de ensino, é preciso adaptação da Proposta Pedagógica e curricular, que venha garantir a aprendizagem e o sucesso nos estudos da criança de seis anos, de acordo com cada escola e turma específica. Para a aprendizagem ser de qualidade, os profissionais que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental devem buscar sua atualização constante e apoio pedagógico junto a sua equipe gestora, de forma que a criança, desta faixa etária, seja trabalhada sem que fiquem de lado as suas especificidades, pois o primeiro Ano Fundamental é a base de toda a vida escolar e precisa ser muito bem desenvolvida. Cada instituição de ensino possui a autonomia para construir com sua comunidade escolar a Proposta Pedagógica de acordo com sua realidade e interesse, de forma democrática, envolvendo a todos que almejam assegurar e desenvolver uma educação de qualidade. Fazendo assim com que os gestores escolares lancem um olhar sobre as ações necessárias para o sucesso da aprendizagem e formação humana da criança de seis anos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]