Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorCenci, Cleide Pereira Brizolla
dc.date.accessioned2014-10-02T12:45:12Z
dc.date.available2014-10-02T12:45:12Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/532
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the construction of the Project Political (PPP) of the School of Basic Education Palmeira das Missões, located in Palmeira das Missões / RS. For that we developed a survey with a qualitative approach case study. Participants were seven teachers of the early years of elementary school. As methodological procedure was applied a questionnaire with open questions. The reflections analyzed point to the importance of democratic school management and the construction of collective PPP to collaborate with the proper school development. The construction of the PPP is key to developing a good school, because through it the knowledge becomes magnified able to acquire new learning. The democratic school should face directly to the interests of all involved in the school so that together the management team, teachers, staff, parents and students build the PPP according to the interests and needs of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democrática escolarpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.titleGestão escolar democrática: um estudo sobre a construção do projeto político pedagógicopor
dc.title.alternativeDemocratic school management: a study on the construction project educational policy.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões, localizada no município de Palmeira das Missões/RS. Para tanto se desenvolveu uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância da gestão democrática escolar e a construção do PPP coletivo no sentido de colaborar com o bom desenvolvimento escolar. A construção do PPP é fundamental para um bom desenvolvimento escolar, pois através do mesmo o conhecimento passa a ser ampliado capaz de adquirir novas aprendizagens. A gestão escolar democrática deve estar voltada diretamente para o interesse de todos os envolvidos na escola para que em conjunto a equipe gestora, professores, funcionários, pais e alunos construam o PPP de acordo com o interesse e necessidade da comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples