dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Cenci, Cleide Pereira Brizolla | |
dc.date.accessioned | 2014-10-02T12:45:12Z | |
dc.date.available | 2014-10-02T12:45:12Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/532 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the construction of the Project Political (PPP) of the School of Basic Education Palmeira das Missões, located in Palmeira das Missões / RS. For that we developed a survey with a qualitative approach case study. Participants were seven teachers of the early years of elementary school. As methodological procedure was applied a questionnaire with open questions. The reflections analyzed point to the importance of democratic school management and the construction of collective PPP to collaborate with the proper school development. The construction of the PPP is key to developing a good school, because through it the knowledge becomes magnified able to acquire new learning. The democratic school should face directly to the interests of all involved in the school so that together the management team, teachers, staff, parents and students build the PPP according to the interests and needs of the school community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática escolar | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.title | Gestão escolar democrática: um estudo sobre a construção do projeto político pedagógico | por |
dc.title.alternative | Democratic school management: a study on the construction project educational policy. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou analisar a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões, localizada no município de Palmeira das Missões/RS. Para tanto se desenvolveu uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância da gestão democrática escolar e a construção do PPP coletivo no sentido de colaborar com o bom desenvolvimento escolar. A construção do PPP é fundamental para um bom desenvolvimento escolar, pois através do mesmo o conhecimento passa a ser ampliado capaz de adquirir novas aprendizagens. A gestão escolar democrática deve estar voltada diretamente para o interesse de todos os envolvidos na escola para que em conjunto a equipe gestora, professores, funcionários, pais e alunos construam o PPP de acordo com o interesse e necessidade da comunidade escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |