Navegação Mídias na Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 347-366 of 640
-
O potencial das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e da escrita: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental
(2011-12-09)Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa referente ao gênero textual histórias em quadrinhos (HQ) como recurso escolar, a qual se investigou, através de uma abordagem metodológica qualitativa, como estas podem potencializar ... -
O potencial do hipertexto para o ensino-aprendizagem da literatura
(2012)O presente trabalho visou analisar o potencial do hipertexto disponível na internet, como um recurso de ensino-aprendizagem da disciplina de Literatura Brasileira Contemporânea, a ser aplicado em sala de aula. Foram estudados ... -
As potencialidades da leitura hipertextual na aprendizagem da disciplina de literatura brasileira
(2011-10-29)Este trabalho apresenta como o hipertexto pode contribuir para a apropriação do conhecimento em sala de aula, partindo da seguinte problemática: A leitura hipertextual potencializa a aprendizagem da disciplina de Literatura ... -
Potencialidades da Webquest na educação
(2011)Este artigo tem como objetivo pesquisar sobre as potencialidades da Webquest na educação e sugerir estratégias na utilização dessa ferramenta pelos professores, fundamentando-se por diferentes fontes bibliográficas. Assim, ... -
Potencialidades do aplicativo google body labs no estudo do corpo humano com alunos de 7ª série
(2012-01-23)Este trabalho busca discutir a importância das imagens no ensino de ciências e como estas podem se tornar importantes ferramentas de ensino. Com a evolução tecnológica, as imagens passam a ser dinâmicas, interativas e mais ... -
Potencialidades do ensino-aprendizagem de Matemática mediado pelas tecnologias na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário em Santa Cruz do Sul - RS
(2011)Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da ... -
A prática do bullying nas escolas e o rádio como instrumento de informação
(2011-10-28)O presente trabalho consiste numa reflexão sobre as causas e consequências do bullying e as medidas de combate na escola. Inicialmente, foi feito uma investigação sobre o bullying no Instituto Padre Caetano (escola pública ... -
A prática pedagógica no atendimento educacional especializado (AEE), com o uso das TIC/mídias
(2018-12-20)Este artigo tem como objetivo identificar quais mídias são utilizadas nas práticas do atendimento educacional especializado (AEE). O trabalho está alicerçado no paradigma qualitativo, através de um estudo de caso. A coleta ... -
As práticas de uso das tecnologias de informação e comunicação frente à abordagem da temática ambiental na educação de jovens e adultos
(2011-12-09)O presente artigo mostra os resultados em relação ao uso das mídias na educação, em especial, a internet, como ferramenta de apoio à construção de conhecimentos sobre Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos ... -
Práticas educomunicativas no contexto escolar: obstáculos e perspectivas
(2014-12-18)A educomunicação tem se demonstrado ferramenta viável na criação de novos tipos de aprendizagem, formais ou informais, com viés mais democrático, igualitário e menos hierarquizado, atendendo a pluralidade e diversidade ... -
Práticas inovadoras o uso de softwares educativos na alfabetização
(2014-12-19)Esse artigo trata do uso das mídias na educação escolar, neste caso o uso dos softwares educativos em atividades didáticas nos anos iniciais, tendo em vista possibilitar um maior suporte pedagógico para a ampliação da ... -
Práticas inovadoras: uso da lousa digital nas aulas de Geografia
(2013)Este trabalho traz uma pesquisa qualitativa realizada em 3 escolas municipais da rede de Tapera- RS, envolvendo o 6º ano, com um total de 48 alunos, enfocando a utilização e avaliando o desenvolver das aulas da disciplina ... -
Processo de alfabetização: um olhar sobre o uso da Rádio Escola como ferramenta de aprendizagem
(2014-12-20)O projeto denominado “Brincando e aprendendo: a gente se comunica?” incluiu durante seu percurso a criação de um programa de rádio da turma que existiu de os anos de junho/2013 a julho/2014 e envolveu 20 educandos do segundo ... -
Processo de ensino-aprendizagem mediado por mídias: oficina de criação - livro virtual
(2012)Este trabalho investigou a relevância para o processo ensino-aprendizagem do recurso educacional oficina de criação existente no portal Educarede como espaço para produção de livro virtual e divulgação das produções de ... -
Produção cinematográfica no ambiente escolar: a criação de filmes-documentários num projeto de identidade cultural e de resgate das origens éticas
(2012)O presente artigo busca relatar a experiência do uso de meios audiovisuais como facilitadores do aprendizado, através da inserção do mundo do cinema com a criação de filmes-documentários, num projeto de identidade cultural ... -
Produção colaborativa de um jornal on-line na escola
(2011-09-30)O presente artigo aborda sobre o projeto educacional, produção colaborativa entre alunos e professoras de um jornal on-line, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Amaral Lisboa, de Rio Pardo / RS. O objetivo ... -
Produção de histórias em quadrinhos mediada pelo computador: desenvolvimento da leitura e da escrita em uma turma de 4º ano do ensino fundamental
(2011-10-16)Este artigo aborda sobre o computador como recurso educacional que apresenta subsídios para potencializar o processo ensino-aprendizagem e propiciar o gosto pela leitura e escrita dos alunos do 4º ano da Escola Estadual ... -
Produção de telejornal como estímulo para o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da expressão corporal
(2013)Uma das grandes questões que envolvem o ambiente escolar é a prática da leitura e escrita e o exercício de sua função social. E na sociedade atual a utilização dos recursos tecnológicos vem tomando espaço cada vez maior ... -
Produção de vídeo aulas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática: discentes em ação
(2013-12-12)O presente artigo aborda o uso da mídia vídeo para gravação de vídeo aulas da área de matemática por alunos do Ensino Médio, baseando-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação ... -
A produção de vídeos como estratégia pedagógica para a construção da identidade dos alunos na educação infantil
(2011)Este artigo apresenta possibilidades através do uso de recursos tecnológicos de ações pedagógicas que promovam a construção da identidade dos alunos das escolas de Educação Infantil do município de Salto do Jacuí/RS. Também ...