Navegação Docência na Educação Infantil por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-74 of 74
-
Formação de docentes na educação infantil: um estudo em uma escola pública da rede municipal de Coronel Bicaco - RS
(2016-09-23)Esta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as práticas pedagógicas e as concepções de infância que permeiam a formação de docentes que atuam na educação infantil, em uma escola pública da rede municipal de ... -
As brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o ensino fundamental
(2016-09-23)Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o Ensino Fundamental. Com a oportunidade de estudar novamente e realizar estudos ... -
O fortalecimento da proposta pedagógica para a educação infantil da EEEF São Pio X, do município de Bozano/RS em defesa da escola do campo e dos direitos das crianças
(2016-09-23)O presente trabalho discute acerca da Proposta Pedagógica para a Educação Infantil de uma Escola do Campo. Esta pesquisa visou fortalecer a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental ... -
Atendentes - recreacionistas ou docentes? reflexões acerca da docência na educação infantil a partir do estudo realizado em São Borja - RS
(2016-09-24)A presente pesquisa buscou problematizar a docência na educação infantil a partir da escuta de profissionais que atuam no contexto das escolas municipais de São Borja - RS. O estudo foi desenvolvido no decorrer do Curso ... -
O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
(2016-09-24)A organização dos tempos e espaços adequados para estimular brincadeiras constituem etapas importantes da construção de um projeto pedagógico para a Educação Infantil. Assim, o modo como se organizam e disponibilizam os ... -
A influência dos recursos tecnológicos educacionais no brincar na educação infantil
(2016-09-24)A Educação Infantil é uma fase muito importante para a vida de cada ser humano e como tal precisa ser levada muito a sério necessitando de profissionais habilitados e sensíveis para perceber os gostos, desejos e necessidades ... -
O brincar como estratégia no acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social - um estudo de caso em Santo Augusto - RS
(2016-09-24)O presente estudo visa problematizar como o brincar tem sido utilizado enquanto estratégias no acolhimento e na intervenção pedagógica com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no Centro de Referência em ... -
Avaliação das vivências na educação infantil: registro e documentação pedagógica
(2016-09-24)Esta pesquisa trata da avaliação e registro do processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Com o objetivo de verificar se na prática as concepções de avaliação como processo de aprendizagem e desenvolvimento ... -
Formação continuada em serviço na educação infantil: reflexões a partir da experiência realizada em Cruz Alta - RS
(2016-09-24)Esta pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, ofertado em 2014/2016, o qual teve como objetivo formar, em nível de especialização, professores, coordenadores, ... -
Gestão pedagógica em uma unidade do Proinfância na região noroeste do estado do RS
(2016-09-24)O presente trabalho traz como temática a Gestão Pedagógica Em Uma Unidade Do Proin-fância Na Região Noroeste do RS, apresentando algumas questões que são pertinentes a problematizar a qualidade da prática pedagógica docente ... -
O lugar da educação infantil na escola que oferta o ensino fundamental
(2016-10-30)Este trabalho relata o Projeto de Intervenção desenvolvido em uma Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre a efetivação na prática cotidiana, das Diretrizes Curriculares Nacionais ... -
A demanda do coordenador pedagógico na escola de educação infantil
(2016-11-05)Este trabalho tem como objetivo investigar a prática pedagógica na educação infantil e a atuação do profissional em coordenação, tendo por base o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Neste ... -
A organização dos espaços na educação infantil uma proposta de garantia do protagonismo docente e das crianças
(2016-11-10)Nesta monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil apresento o caminho percorrido e os desafios vivenciados como supervisora, buscando compreender as necessidades do grupo de crianças, docente e comunidade, ... -
A importância do lúdico, do brincar e dos jogos e a sua relação com o processo de desenvolvimento infantil
(2016-12-20)As atividades lúdicas fazem parte da vida das crianças desde o seu nascimento e proporcionam uma série de benefícios para o seu desenvolvimento. Através das atividades lúdicas a criança comunica-se com o mundo e consigo ...