Navegação Docência na Educação Infantil por título
Itens para a visualização no momento 9-28 of 74
-
Os bebês nos diferentes espaços coletivos da escola infantil
(2016-09-10)A presente pesquisa aborda a educação de bebês dentro das Escolas de Educação Infantil e suas relações com os espaços coletivos. Nesse sentido, buscou-se compreender a visão de professores e gestores em relação as concepções ... -
As brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o ensino fundamental
(2016-09-23)Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o Ensino Fundamental. Com a oportunidade de estudar novamente e realizar estudos ... -
O brincar como estratégia no acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social - um estudo de caso em Santo Augusto - RS
(2016-09-24)O presente estudo visa problematizar como o brincar tem sido utilizado enquanto estratégias no acolhimento e na intervenção pedagógica com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no Centro de Referência em ... -
O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
(2016-09-23)A presente monografia, focaliza a experiência da música e a construção de sonoridades infantis. Como objetivo geral, buscou-se potencializar o brincar musical das crianças através da exploração de um ambiente organizado ... -
O brincar no currículo da educação infantil
(2013-09-13)Este trabalho apresenta um estudo reflexivo sobre a importância do brincar no currículo da Educação Infantil, com destaque a crianças da Pré -escola, enfatizando a mediação do educador neste processo. Para o desenvolvimento ... -
O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
(2016-09-24)A organização dos tempos e espaços adequados para estimular brincadeiras constituem etapas importantes da construção de um projeto pedagógico para a Educação Infantil. Assim, o modo como se organizam e disponibilizam os ... -
"Brincar, aprender e criar": uma experiência na educação infantil
(2013-09-13)Esta monografia intitulada "Brincar, Aprender e Criar": Uma experiência na Educação Infantil trata de um estudo reflexivo, a partir do relato de experiência acerca da importância do brincar para o desenvolvimento e o ... -
"Brincar, aprender e criar": uma experiência na educação infantil
(2013-09-13)Esta monografia intitulada “Brincar, Aprender e Criar”:Uma experiência na Educação Infantil trata de um estudo reflexivo, a partir do relato de experiência acerca da importância do brincar para o desenvolvimento e o ... -
"Caixa-surpresa": registros e reflexões da docência na educação infantil
(2016-09-23)Esta monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil tem como foco a prática pedagógica na pré-escola, levando em consideração documentos como a Proposta Curricular do Município de Ijuí e as Diretrizes ... -
Caleidoscópio: novos olhares para a educação infantil
(2013-09-13)Este trabalho versa sobre a concepção de educação infantil de uma instituição de ensino pública estatal que atende crianças de 0 a 4 anos, localizada na zona oeste do município de Santa Maria - RS, identificando como o ... -
Cantando na escola indígena: música dos povos Kaingang e Guarani
(2013-09-13)Este artigo apresenta a importância da música nas escolas indígenas Kaingang e Guaraní de Salto do Jacuí/RS. A música é uma manifestação artística e expressiva importante na vida social e cultural dos povos indígenas. ... -
Cartas autonarrativas e o desafio da gestão do trabalho pedadógico na educação infantil
(2016-09-23)Este trabalho traz uma reflexão através de cartas autonarrativas sobre os desafios da gestão do trabalho pedagógico na Educação Infantil, pela via do olhar da gestão, que projeta caminhos para serem percorridos pelo grupo ... -
Cartas de uma professora do berçário
(2013-09-13)O presente trabalho tem por objetivo estudar e dar visibilidade às práticas pedagógicas mais qualificadas no exercício da docência em Educação Infantil em uma turma de berçário, nível dois, desta professora. O estudo foi ... -
"Cesto de tesouros": aprendizagem e desenvolvimento nos bebês do berçário
(2016-09)Este estudo procurou investigar e discutir a importância da vivência com o cesto de tesouros na aprendizagem e desenvolvimento das crianças em idade entre quatro meses e um ano, em uma turma de berçário I a luz da teoria ... -
Concepções dos professores acerca da leitura e da escrita na educação infantil
(2013-09-13)Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a concepção dos professores acerca da leitura e da escrita, procurando saber o que pensam, como planejam e trabalham com seus alunos estas temáticas na Educação ... -
Constituição da docência no trabalho pedagógico com bebês
(2016-09-10)O presente trabalho de Conclusão do Curso de Docência na Educação Infantil é resultado de estudos e reflexões sobre como me constituí docente na minha turma de berçário, sobre a minha prática pedagógica com bebês na rede ... -
A construção da leitura e escrita na criança de 5 e 6 anos: um estudo de caso
(2014-01-15)O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso em que se buscou compreender os conhecimentos construídos pelas crianças de 5 e 6 anos a respeito da leitura e da escrita, a fim de proporcionar ... -
A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de educação infantil
(2016-09-21)O presente trabalho, sob o título “A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de Educação Infantil”, procura vincular a prática desenvolvida em uma sala de aula de educação infantil na cidade ... -
Coordenação pedagógica na educação infantil: um estudo de caso no contexto de uma escola pública municipal na região noroeste do RS
(2016-09-23)A Educação Básica no Brasil passou por várias mudanças em sua estrutura e com implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem sempre estas são legitimadas no cotidiano escolar. ... -
A coordenação pedagógica nas escolas municipais de educação infantil das zonas norte e oeste da rede municipal de Santa Maria - RS
(2013)A pesquisa que originou este artigo surgiu dos conhecimentos adquiridos no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria. Meu principal objetivo foi pesquisar e refletir ...