Políticas públicas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul no ínicio XXI: o ensino de matemática
Abstract
O presente trabalho investiga as reformas curriculares Lições do Rio Grande e Ensino Médio
Politécnico, elaboradas e implementadas, respectivamente, nos governos de Yeda Crusius e
Tarso Genro, no Estado Rio Grande do Sul, quanto às suas convergências e aos seus
afastamentos em relação ao ensino de Matemática no Ensino Médio. Para a realização deste
estudo, primeiramente buscamos resgatar brevemente a história da Educação no Brasil. Em
seguida, apresentamos uma breve descrição de alguns dos documentos oficiais que embasam
(ou embasaram) o Sistema Educacional Brasileiro: as Leis de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais, os
Planos Nacionais de Educação e o Programa Ensino Médio Inovador. Na sequência,
descrevemos as duas reformas curriculares mencionadas e realizamos, com base em Oliveira
(2007) e Moreira (2005), a análise documental de cada um dos documentos oficiais. Para isso,
elencamos quatro categorias: a) orientações educacionais, b) contextualização e
interdisciplinaridade, c) formação continuada de professores e d) avaliação. A partir do estudo
dessas categorias, foi possível observarmos os afastamentos e as convergências presentes nas
reformas pedagógicas em questão e as suas influências no ensino de Matemática no Ensino
Médio, no Estado do Rio Grande do Sul.