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O ETHOS DA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE COMO FORMADOR DE SABERES E REPRESENTAÇÕES DE TRÊS PROFESSORAS

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ANGELALENA.pdf (6.001Mb)
Data
2008-05-19
Autor
Lena, Angela
Primeiro orientador
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Primeiro membro da banca
Pereira, Marcos Villela
Segundo membro da banca
Lunardi-lazzarin, Márcia Lise
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo compreender e interpretar o contexto da privação de liberdade como formador de saberes e representações de três professoras que atuam na escola inserida no CASE/SM (Centro de Atendimento Sócio-Educativo de Santa Maria), uma das unidades de atendimento da FASE/RS (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul), com o propósito de contribuir na produção de conhecimentos para a formação de professores. Metodologicamente, este estudo apresenta caminhos percorridos que auxiliaram na coleta dos dados analisados. Possui um cunho etnográfico, pois, além de pesquisadora, também atuo nessa escola como uma de suas professoras. Para a interpretação dos dados da pesquisa, utilizei a Hermenêutica Filosófica. Também fiz uso das histórias de vida das três professoras Sujeitos-Colaboradoras, que foram tomadas em uma dupla perspectiva: de investigação e formação. O principal instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Quanto aos resultados, os saberes que foram produzidos a partir desse ethos exigiram dessas professoras uma interpretação que, enquanto experiência estética, foi capaz de produzir um saber ético-afetivo, utilizado como tecnologia pedagógica essencial para induzir os adolescentes a participarem das atividades propostas em sala de aula. As representações acerca da FASE apontam a educação como direito vigiado, que, a partir do regramento disciplinar imposto aos adolescentes privados de liberdade, é uma tecnologia biopolítica, acionada com o objetivo de reduzir os riscos pessoais e sociais presentes na vida desses alunos e proteger a população que se vê ameaçada por eles. O CASE, com suas regras, sua vigilância constante, dificulta a prática de algumas inovações pedagógicas que as três professoras tentam desenvolver. Pelo que foi analisado, os professores que desejarem atuar no sistema de internação necessitarão compreender que cada um dos seus alunos é capaz de aprender, porém, cada um a seu tempo e por um caminho provavelmente diferente. Aí se encontra a importância do professor poder desenvolver o seu trabalho atendendo poucos alunos em sala de aula. E para que isso se efetive como prática profissional na educação, seus professores precisarão desenvolver um olhar sensível para cada um dos seus alunos. Sobre as representações que elas possuem acerca do seu trabalho pedagógico na re-socialização do adolescente, após a extinção da medida sócio-educativa, o que se sobressaiu apresenta-se enquanto possibilidade instituínte, pois não podem dizer do resultado de um trabalho que se dará fora da instituição. Portanto, é possível afirmar que a FASE se coloca como instituição que atua como subjetivadora e formadora do trabalho docente.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6841
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

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