Releitura da história de Cachoeira do Sul através do uso das tecnologias educacionais
Resumo
As alunas da turma 206 do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura foram protagonistas de seu conhecimento nesta pesquisa que estabeleceu uma releitura da história de Cachoeira do Sul utilizando tecnologias educacionais como a câmera fotográfica e a criação de um blog (portfólio fotográfico virtual). A metodologia empregada foi a pesquisa - ação que é um tipo de pesquisa social dentro de uma perspectiva coletiva e participativa onde o objeto de estudo o objetivo e o pesquisador acaba por se inserirem no contexto da pesquisa com vistas a alcançar o pleno conhecimento. O ato de fotografar os marcos históricos "in loco" e com a criação do blog as alunas registraram as considerações e as impressões que tiveram da metodologia utilizada no estudo da história do seu município, transcrevendo através da linguagem das imagens o seu aprendizado. O uso das tecnologias quebrou a hierarquização do conhecimento e trouxe o um novo olhar sobre o aprendizado. O lúdico foi introduzido, o prazer foi reverenciado e a participação coletiva das alunas diante da proposta mostrou o quanto essa prática desencadeou um sentimento de preservação de sua história, de manutenção desse patrimônio histórico e fomentou o comprometimento das mesmas no tocante a criar alternativas para sensibilizar a comunidade em geral para a preservação de sua história, ora abandonada.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]