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QUESTIONANDO O PAPEL DOS ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO FRENTE À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO

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Carlos Alberto Xavier Garcia.pdf (935.6Kb)
Data
2006-07-28
Autor
Garcia, Carlos Alberto Xavier
Primeiro orientador
Pereira, Sueli Menezes
Primeiro membro da banca
Castro, Marta Luz Sisson de
Segundo membro da banca
Guterres, Clovis Renan Jacques
Terceiro membro da banca
Corrêa, Guilherme Carlos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Neste trabalho, o autor investiga, dentro da área da gestão escolar, os especialistas técnicos que integram a equipe diretiva da escola (administrador escolar, supervisor e orientador educacional), funções estas que foram instituídas nas organizações escolares aos moldes da divisão do trabalho fabril. Tem como objetivo principal, questionar o papel dos especialistas em educação frente a democratização da gestão. Para isso, a proposta pedagógica e as práticas observadas na escola pública através dos testemunhos da comunidade são de importância notável para a análise que o autor apresenta, visto que o trabalho pedagógico possui essas funções distintas para coordenação das ações coletivas da organização escolar. A constatação reforça a idéia de superação da divisão do trabalho no interior da escola, com a histórica separação, ainda existente, dos que planejam em relação aos que executam. A pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo, buscou respostas para saber-se qual a origem das funções de especialistas em educação, sua absorção no sistema educacional brasileiro através do trabalho na gestão escolar, a importância destes na gestão com a conseqüente superação da setorização e qual o espaço e o papel dos especialistas na democratização da gestão. Procurou-se desenvolver uma análise documental, entrevistas e aplicação de questionários na comunidade escolar de três escolas estaduais pertencentes à 19ª CRE, no município de São Gabriel e que atendem à educação básica na região leste, oeste e centro da cidade, com educandos de todas as camadas sociais e um universo grande de alunos de diversas faixas etárias. Embora a função ainda seja considerada importante, reconhecida pela maioria dos membros da comunidade escolar, entende-se que a formação e a função merecem uma resignificação, que o supervisor, diretor e orientador educacional, sejam professores que momentaneamente ocupam as funções na condição de articuladores da gestão democrática no interior da escola, do que necessita uma formação continuada para que a escola possa conquistar a sua autonomia.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6903
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

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