Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

APRENDIZAGEM DOCENTE: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CLASSES RURAIS MULTISSERIADAS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
RABAIOLLI, GREICE OZELAME.pdf (1.748Mb)
Data
2010-03-17
Autor
Rabaiolli, Greice Ozelame
Primeiro orientador
Bolzan, Doris Pires Vargas
Primeiro membro da banca
Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Segundo membro da banca
Tomazzetti, Cleonice Maria
Terceiro membro da banca
Krug, Hugo Norberto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional , do Programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade. Neste estudo discutimos a temática da aprendizagem da docência, a partir da realidade de professores de escolas rurais multisseriadas. Assim, tivemos como objetivo compreender as concepções e os elementos que marcam a aprendizagem docente de professores de classes rurais multisseriadas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Putinga/RS, e a repercussão destas no desenvolvimento profissional destes sujeitos. Para tanto, partimos da abordagem metodológica qualitativa de caráter sociocultural, pois acreditamos que com esta abordagem, é possível levarmos em conta todos os componentes da situação investigada, as interações e significações construídas. Evidenciamos assim, o sujeito como construção histórica e social, tendo por base as concepções vygotskianas de aprendizagem. Nessa direção, como instrumento para a coleta de dados, nesta pesquisa, utilizamos entrevistas narrativas, orientadas por tópicos-guias, pois acreditamos que desta maneira é possível captar os sentidos e significados da docência nos espaços de classes multisseriadas rurais. Foram colaboradoras da pesquisa seis professoras que atuam em classes multisseriadas na rede municipal de Putinga/RS. A partir da análise das narrativas das professoras, foi possível evidenciarmos três categorias que apontam os elementos relativos à aprendizagem docente em classes multisseriadas: a organização pedagógica; os processos formativos e as aprendizagens docentes. Neste estudo, identificamos também que todas as categorias exploradas encontram-se vinculadas ao trabalho docente que se constitui como campo de atuação e fonte de produções da docência das professoras colaboradoras das classes multisseriadas rurais. Assim foi possível compreendermos que a aprendizagem da docência nesta realidade de ensino se dá através de movimentos de reprodução, quando as professoras evidenciam apenas repetir práticas, sem refletir sobre elas, mas também por movimentos de criação, reconhecidos quando, através da reflexão sobre suas concepções teóricas e metodológicas, as professoras buscam construir uma diferença em si e em seu fazer docente. Desta forma, o desenvolvimento profissional das professoras está marcado pela oscilação entre movimentos de criação e de reprodução, indicando que o aprender a docência acontece na relação entre o fazer cotidiano e nas relações que as professoras buscam estabelecer com seus pares.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6927
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.