Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
Resumo
Este trabalho teve como principal objetivo pesquisar as representações
sociais das professoras em relação aos estudantes com comportamentos de
superdotação e suas implicações no processo de identificação e na busca de
compreender estas representações que existem no cotidiano que circulam no senso
comum deste grupo social. Foi utilizada a teoria das representações sociais e
algumas possibilidades metodológicas que ela permite. Esta pesquisa foi realizada
com sete professoras de uma escola pública estadual do município de Santa
Maria/RS. Todas as participantes da pesquisa tomar parte no processo de coleta de
dados, que consistiu em uma triangulação de instrumentos, iniciando-se pela
dinâmica denominada pelas pesquisadoras de Dinâmica das Três Características,
de uma Técnica de Associação Livre de Palavras e, por fim, responderam um
questionário para confirmar os dados coletados anteriormente. Os dados foram
analisados de acordo com a frequência com que as palavras foram evocadas e sua
importância no contexto da pesquisa. Constatou-se que as representações mais
fortes e recorrentes das professoras em relação às características dos estudantes
que apresentam comportamentos de superdotação são a inteligência, a esperteza,
a curiosidade e a postura de serem questionadores.