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A condição docente no olhar de três gerações de professores formadores

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dissertacao a condicao docente Neoclesia.pdf (466.4Kb)
Data
2007-03-28
Autor
Chenet, Neoclesia
Primeiro orientador
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Primeiro membro da banca
Weschenfelder, Noeli Valentina
Segundo membro da banca
Peres, Lúcia Maria Vaz
Terceiro membro da banca
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A inserção em projetos de pesquisa com direcionamento para formação docente durante o curso de graduação despertou o meu interesse pela pesquisa com as histórias de vida de professores envolvendo os seus processos formativos. Nesse sentido, desenvolvi o projeto de pesquisa voltado para o estudo da trajetória de vida de docentes formadores inseridos nos espaço do ensino superior e que formam gerações de professores. A partir dos estudos que conceituam geração como grupo de pessoas que viveu em determinado período de tempo, utilizei o termo geração universitária docente, englobando um grupo de professores que em um determinado período inseriu-se no espaço de atuação profissional no ensino superior. A geração universitária docente se refere ao período de tempo (década) em que o docente iniciou o exercício profissional no ensino superior, trazendo as continuidades e descontinuidades presentes na sua formação. As décadas de 70,80 e 90 correspondem aos períodos de ingresso dos sujeitos na docência universitária no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Minha questão de pesquisa referese às representações que os docentes do ensino superior de diferentes gerações construíram em relação à formação, ao lugar social do professor e as condições de trabalho nos diversos espaços e tempos formativos sinalizando para a condição docente, entendida como as condições que dão configuração a profissão professor. Como objetivos busquei conhecer os processos de formação de docentes que viveram em espaços e tempos distintos, assim como as representações que os docentes de três gerações construíram em relação ao lugar social do professor e as transformações nas condições de trabalho. Para isso, escolhi a narrativa oral utilizando a entrevista semi-estruturada como instrumento para a produção de dados. Os sujeitos da pesquisa são três professores do Centro de Educação com ingresso nos três períodos mencionados acima. As histórias de vida de professores que perpassam épocas e viveram períodos históricos diferenciados trazem para os contextos as experiências docentes singulares decorrentes do momento social, político, econômico, cultural em que se desenvolveu a formação. As narrativas dos colaboradores evidenciaram as estruturas das instituições sociais. Ter conhecido a cultura que se fez presente em cada época formativa e período de atuação sustentou a fundamentação com base em fatores que produziram esse sujeito do qual falamos, os saberes construídos, as representações imaginárias e os espaços de formação. Inserido em espaços formativos e de produção de conhecimento, o professor gerou uma cultura singular àquele período e que também produziu marcas em sua vida e nas gerações posteriores. O diálogo com as gerações universitárias evidenciou as diversas experiências produzidas nas inter-relações, como também o conhecimento, as singularidades e as mudanças percebidas pelos sujeitos no espaço da docência superior e na sua trajetória formativa. As representações imaginárias que esses atores históricos, professores de diferentes gerações, construíram em relação ao sujeito professor e a sua condição docente, possibilitou a compreensão dos processos constitutivos da trajetória ocente no olhar de si e evidenciou um corpo de saberes em relação à períodos históricos distintos.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7157
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

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