O cinema e a história de vida: representações de um estudante com altas habilidades/superdotação acerca da identidade resiliente
Resumo
Esse estudo teve como foco de investigação a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) utilizando, para tanto, como subsídios metodológicos a Fotografia e o Cinema, com seus recursos de imagem e de narrativas audiovisuais, respectivamente. Esta pesquisa teve como objetivo geral o estudo da história de vida de um estudante formalmente identificado com AH/SD e sua representação acerca da identidade resiliente. Desse modo, contou-se como objetivos específicos: Conhecer a história de vida do estudante com AH/SD e suas (re) significações no que concerne ao seu processo de construção de identidade; Compreender como o estudante, participante da pesquisa, percebe suas AH/SD no seu processo de construção de identidade; Investigar como o estudante com AH/SD percebe as (im) possibilidades de seu processo de construção de identidade no que tange a resiliência, bem como quais são suas representações quanto aos aspectos que permeiam e/ou possibilitam o constructo da identidade resiliente. Esta pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se do método da História da Vida. Assim, a produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas narrativas (EN), as quais foram pautadas por Tópicos Guia, organizados em consonância com os objetivos da pesquisa. As narrativas foram suscitadas pela experienciação de obras fílmicas acerca da temática das AH/SD e da resiliência. Previu-se, também, a utilização de um Diário de Campo, a fim de registrar as impressões do pesquisador no que concerne as manifestações não verbais do sujeito da pesquisa durante a exposição dos filmes. Já as narrativas da EN foram gravadas e transcritas para posterior análise dos dados. Esteve prevista, também, a coleta de dados visuais, correspondentes as fotografias que foram produzidas pelo sujeito da pesquisa, no transcurso do trabalho investigativo. Os dados visuais foram transformados em dados verbais, por meio das narrativas do informante sobre as referidas imagens fotográficas que, por sua vez, foram posteriormente convertidas em dados escritos (textuais). A análise dos dados escolhida corresponde a análise de conteúdo (AC), proposta por Bardin (2011). Concluiu-se que o sujeito se reconhece sendo uma pessoa com AH/SD e ele acredita que isso é algo bem definido por conta de sua identificação ter sido realizada precocemente. Quanto a resiliência ele considera-se, relativamente, uma pessoa resiliente e acredita que a melhor forma para ter um comportamento resiliente é desenvolver sua autoconsciência e agir orientado pela razão. Para ele a resiliência pode ser representada como movimento sendo este fenômeno compreendido como o oposto da estagnação. Dessa forma, conforme o entrevistado, um aspecto marcante do constructo da resiliência envolveria a não negação da realidade por mais difícil que esta seja.