Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

FORMAÇÃO INICIAL: UMA EXPERIÊNCIA CRÍTICO- REFLEXIVA NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
VICTORCONCEICAO.pdf (278.6Kb)
Data
2006-07-31
Autor
Conceição, Victor Julierme Santos da
Primeiro orientador
Krug, Hugo Norberto
Primeiro membro da banca
Freitas, Soraia Napoleão
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo, teve como objetivo principal realizar uma analise sobre a contribuição do ensino crítico reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto a inclusão, em classe comum, de alunos com necessidades educacionais especiais. Para que se pudesse abordar as intenções previstas para esta investigação, foi utilizado os princípios da pesquisa participante como fonte metodológica. Sendo os sujeitos constituídos por cinco acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, matriculados e cursando a disciplina de estágio curricular supervisionado, em situação de prática de ensino, da Universidade Federal de Santa Maria. Entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental, foram os instrumentos utilizados e registrados em diário de campo num período de um semestre letivo do ano de 2005. Os dados remetem as conclusões para as necessidades dos estagiários observarem o espaço educacional, embasados na reflexão crítica, para se envolverem nas decisões que fazem parte deste contexto. Encarando este movimento como uma compreensão do mundo à sua volta, para buscar o entendimento sobre a inclusão no ambiente sócio educacional. Após esta primeira atitude reflexiva, os sujeitos passaram realmente a se compreender como agentes de uma ambiente educacional. Contribuindo para entender o atual processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, levantando as principais problemáticas que se referem as necessidades formativas dos sujeitos. Como último passo, os sujeitos do estudo decidiram se aproximar das necessidades educacionais da instituição, ocasionando uma inevitável transformação das concepções epistemológicas que alicerçam a atuação profissional. O resultado deste movimento investigativo, oportunizou ao professor em formação inicial, quando comprometido com os princípios crítico reflexivos que os transformam em intelectuais críticos, resignificar seus conceitos e contribuir para o desenvolvimento da Educação Física Inclusiva.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7283
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.