A linguagem em uso: a produção de um jornal escolar como recurso didático facilitador do ensino-aprendizagem
Abstract
Muito tem se discutido sobre as práticas educativas, como trabalhar de forma
interdisciplinar de maneira a desenvolver diversas habilidades nos educandos, primando
pela leitura e o desenvolvimento de um cidadão crítico e participativo na comunidade,
como prevê os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Nesse sentido, pretende-se
analisar com esta pesquisa a viabilidade em se trabalhar com a produção de um jornal
escolar, de maneira a mobilizar nos educandos uma série de ações que promovam a
consciência crítica dos usos da linguagem no mundo, de forma a romper com práticas
educativas rotineiras. Com a promoção da função social da linguagem, a produção de
um jornal escolar pode contribuir ainda mais com os processos de ensino-aprendizagem,
de forma a desenvolverem habilidades de extrema impotância ao aprendizado, tais
como: prática real de trabalho em grupo, liberação da palavra do aluno, descoberta da
própria identidade e aprender a ler criticamente um jornal desenvolvendo o espírito
crítico, perante a sua construção, tipo de linguagem empregado e escolha dos gêneros
que o compõem. Ao final da pesquisa, os alunos participantes do estudo produziram três
exemplares, de forma impressa e online, com o número de 10 páginas em edições
normais e com 21 páginas numa edição especial. Como resultado, observou-se que uma
grande parcela dos alunos envolvidos conseguiu desenvolver um bom trabalho em
equipe, tanto na escolha dos temas como em relação à redação e à diagramação. Além
disso, o material produzido por eles demonstra um trabalho interdisciplinar e que instiga
o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]