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dc.contributor.advisorMarques, Iuri Lammel
dc.creatorSouza, Diva Carolina Farias
dc.date.accessioned2015-03-18T11:57:45Z
dc.date.available2015-03-18T11:57:45Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/736
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe media and technologies in school should be understood and worked as facilitators of the communication and formation of functional readers. Recognize the importance of reading for the formation of the reader who intends to construct meanings for the same and of the writing to build critical thinking, practical and functional of the language are functions of the school. The practices of reading and writing in order to develop the cognitive skills of students, competently and progressive should be thought and planned by teachers of Portuguese language. Exhibit the textual genres that are part of the daily lives of students allows they have the autonomy to identify and use them appropriately. Thus, producing journalistic texts allows teachers to work in order to increase reading skills by relating facts and developing criticality. This work aims to analyze the making of a newspaper following criteria established by the journalistic genres of the project JP / CRE in the classroom, in order to observe the possibilities creation and authoring.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectJornalpor
dc.titleAs mídias impressas na aprendizagem de gêneros textuaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs mídias e tecnologias na escola devem ser entendidas e trabalhadas como recursos facilitadores da comunicação e da formação de leitores funcionais, que saibam interpretar e transformar a leitura em informação, levando-os à construção da escrita de forma eficiente, intencional, coerente e responsável. Reconhecer a importância da leitura para a formação do leitor que pretende construir significados para a mesma e da escrita para a construção do pensamento crítico e o exercício prático e funcional da linguagem constituem a atividade de letramento e alfabetização proposta pela escola. As práticas de leitura e escrita visando desenvolver as habilidades cognitivas do aluno de forma competente e progressiva devem ser ações planejadas pelo professor de Língua Portuguesa. Apresentar os gêneros textuais que fazem parte do dia a dia do aluno permite que este tenha autonomia para reconhecê-los a partir de suas necessidades de comunicação do momento. Produzir textos jornalísticos, reportagens, artigos de opinião e charges permite aos alunos tratar de assuntos e questões atuais, aumentando as capacidades de ler, ver, escutar, se informar, relacionar fatos, organizá-los de forma cronológica e ainda fazer uma inter-relação entre os acontecimentos e o momento histórico. Acredita-se que este trabalho de confecção de jornal, obedecendo aos critérios dos gêneros jornalísticos estabelecidos pelo projeto JP/CRE na Sala de Aula, trouxe aos alunos a possibilidade de criação e autoria sobre assuntos da realidade e da atualidade, através da pesquisa do que acontece à sua volta de forma reflexiva e crítica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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