As funções do diretor de escola há espaço para a dimensão política?
Resumo
A temática deste trabalho busca levar em consideração o papel do diretor gestor em busca da vinculação entre a escola e a comunidade escolar. Essa altercação torna-se
necessária, pois ainda observa-se, nos dias atuais, algumas práticas autoritárias e anacrônicas, voltadas apenas para a parte administrativa e burocrática das atividades da escola. Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar, em especial, o entendimento e as ações promovidas pelos diretores a respeito da gestão democrática, a fim de integrar a família e a escola em busca de um ensino qualitativo. Como problema de pesquisa questiona-se: os gestores municipais de Parobé-RS, os quais participaram do questionário, agem de maneira democrática nas escolas que atuam como diretores? Quais projetos desenvolvem para motivar a comunidade escolar a participar das atividades escolares? Para tentar abarcar o objetivo e o problema proposto nesta pesquisa, busca-se referendar teoricamente autores que tratam da temática como Oliveira (2010), Chiavenato (2003), Hora (2012), Andreotti (2010), Lück (1981), Libâneo (2004), Paro (2010), Drabach (2011). Em sua dimensão prática, a pesquisa parte da aplicação de um questionário com quatro gestores abrangendo questões referentes ao assunto. A partir das reflexões dos referenciais teóricos estudados e da análise do questionário aplicado, depreendese que esses diretores reconhecem que uma gestão democrática possibilita um maior comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional, buscando, assim, projetos na escola que visem englobar todas as questões sociais sempre firmando o compromisso com uma aprendizagem crítica e plena. No entanto, na prática, a condição complexa das diferentes demandas exigidas ao diretor e que precisa dar conta impede, muitas vezes, uma dimensão política de tais projetos, resumindo sua função a uma dimensão administrativa e de caráter mais técnico.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]