Navegação TCC Comunicação Social - Produção Editorial por título
Itens para a visualização no momento 13-32 of 167
-
Capricho Week: a recepção da revista em suas multiplataformas digitais
(2017-12-14)Este trabalho propõe investigar a recepção da revista Capricho em suas multiplataformas, de modo a identificar as diferentes práticas de leitura pelas leitoras, e compreender como se dá a identificação com a revista, em ... -
Carolina Maria de Jesus e a obra quarto de despejo – diário de uma favelada: um estudo de caso sobre o empoderamento feminino na literatura
(2016-12-12)As mulheres, por muito tempo foram silenciadas pelos homens por manifestar seus direitos, participar de políticas públicas e ter a condição de decidir sobre o seu corpo. Na literatura não foi diferente, a escrita era apenas ... -
Ciclo lunar: o processo de construção da Revista Luna, uma publicação colaborativa no Instagram
(2022)O presente projeto experimental acompanha o processo de construção da Revista Luna, uma publicação colaborativa elaborada inteiramente por mulheres, que possui como plataforma de publicação o Instagram. A partir disso, o ... -
Clube TAG Livros: comunicação de experiências literárias em uma comunidade de leitores
(2018-11-26)Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como acontece o processo de comunicação de experiências literárias de leitores santa-marienses que são associados do clube de assinatura de livros TAG. Esse público ... -
Coco Chanel: da alta costura à literatura infantil. Um estudo sobre o livro “Diferente como Chanel”
(2014-12-09)A presente pesquisa analisa o livro “Diferente como Chanel” (2009) publicado pela CosacNaify, no intuito de compreender a relevância da publicação para o público infanto-juvenil no catálogo da Editora. Mostramos que a obra, ... -
Coisa de Garota: plataforma hipermídia de true crime
(2021)O presente projeto experimental aborda o processo de criação de uma plataforma hipermídia de true crime intitulada de “Coisa de Garota”. Tal projeto tem como intuito ser uma plataforma, sobre mulheres e para mulheres, na ... -
Colaboração, cultura livre e educação aberta na produção de vídeo e cinema
(2014-12-09)Este relatório de projeto experimental trata da criação e coordenação de um grupo que funcione como um laboratório de vídeo e gerencie seu excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) para a produção de vídeo e cinema, também gerando ... -
Comunicação e religião: as motivações e os usos de aplicativos da Bíblia por jovens evangélicos do Rio Grande do Sul
(2022)O presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória e qualitativa sobre as motivações e os usos de aplicativos da Bíblia por jovens evangélicos do Rio Grande do Sul (RS). Tem como objetivo geral compreender as motivações ... -
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
(2015-12-18)O presente trabalho aborda a construção da fama e o processo de celebrificação na rede e visa entender como os usos das plataformas online e a interação com o público contribuem para a construção de celebridades da web. ... -
A construção de personagens com deficiência em filmes, séries e telenovelas: um recorte preliminar multidimensional
(2022-06-20)Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo, analisar características e tendências observadas na construção de personagens com deficiências e de suas narrativas em filmes, séries e novelas, lançadas no período de ... -
A construção e formação da Editora da Mente e o papel de Lauro Trevisan como editor
(2015-12-16)Este trabalho apresenta a construção da Editora da Mente e o papel de seu fundador, Lauro Trevisan, na formação e consolidação da casa publicadora no mercado de livros de autoajuda em Santa Maria – RS. Fundada em 1980, a ... -
O consumo da literatura erótica: um estudo sobre o perfil do leitor durante a pandemia da Covid-19
(2021)Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade investigar o aumento do consumo de literatura erótica durante a pandemia da Covid-19 no Brasil em 2020 por meio da criação do perfil do leitor do gênero e seus hábitos ... -
Consumo e subculturas juvenis: um estudo sobre as práticas de consumo dos fãs de K-Pop no Brasil
(2015-12-15)A globalização de produtos midiáticos proporcionada pelas tecnologias atuais fez com que culturas estrangeiras fossem apresentadas a novos povos, buscando assim novos admiradores de determinados objetos. A internet, um dos ... -
O contexto da convergência e da cultura participativa no universo Machinima
(2018-12)Este trabalho visa analisar a lógica de produção machinima e suas possíveis motivações no contexto brasileiro, elencando algumas características que tentam situar o machinima na cultura participativa e na convergência ... -
As cores contam histórias: a significação do vermelho no cinema
(2017-12-13)Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as potencialidades da cor dentro do cinema, com foco na significação do vermelho nos filmes Beleza Americana (1999), O Sexto Sentido (1999) e Moulin Rouge (2001). Busca-se compreender ... -
As cores do mundo: criação de recurso auxiliar ao ensino sobre cores
(2022)Neste trabalho apresentamos, como objetivo central, a criação do segundo volume da Coleção de Livros de Artes Visuais, com a temática “Cores”, voltado para o público de estudantes com faixa etária de 13 a 17 anos ou do ... -
Coroas, estereótipos e representatividade: uma análise da representação feminina entre quatro gerações de princesas da Disney
(2017-11-24)A presente monografia tem como objetivo entender as mudanças na representação da mulher a longo do tempo em quatro gerações de princesas da franquia Princesas Disney. O trabalho teve suporte teórico das pesquisas de gênero ... -
Criação de conteúdo no YouTube: estudo de caso de Damon and Jo
(2020)O trabalho se baliza nos conceitos de conectividade de Van Dijck (2013), conteúdo contagiante de Berger (2014), rede social de Miller (2016) e elementos de conteúdo de sucesso no Youtube, endossado por Kyncl e Peyvan (2017). ... -
Criação de produtos midiáticos editoriais para a Editora Experimental do curso de Comunicação Social - Produção Editorial pE.com UFSM
(2015)Este projeto apresenta um estudo voltado à Editora Experimental do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial pE.com UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria; e, objetiva contribuir com dois produtos midiáticos ... -
"Cristãos contra o fascismo": a circulação de discursos religiosos na ambiência de polarização política no Facebook
(2019-12-04)Durante o ano de 2018, no último período eleitoral, uma polarização política tomou conta do país, sobretudo durante o segundo turno disputado entre Fernando Haddad (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PSL). Apesar de não ser ...