Navegação Gestão Educacional - EaD por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 950
-
Inclusão digital dos alunos da EJA III da EMEIF Reitor Antonio Martins Filho
(2009-08-08)Com a globalização, as idéias capitalistas das grandes potências mundiais se propagam pelos países desenvolvidos econômico e politicamente que aos poucos foram inseridas em suas estruturas sociais as exigências feitas pelo ... -
Avaliação no contexto escolar
(2009-08-08)A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente a qual deve acompanhar passo a passo o processo de ensino aprendizagem, a fim de constatar progressos e ou dificuldades, reorientando o trabalho pedagógico para ... -
Aplicação de um modelo de gestão administrativa, pedagógica e social
(2009-08-08)O presente estudo aborda questões relacionadas com a administração e experiência de gestão durante o período de setembro de 2005 à setembro de 2008, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza: a Escola Municipal ... -
A liderança do gestor educacional frente à gestão democrática
(2009-08-08)Este trabalho monográfico apresenta o gestor como articulador, coordenador, administrador e organizador, que atua no gerir de uma instituição educacional e busca analisar esse papel diante dos desafios e compromissos que ... -
Avaliação e gestão escolar: da tradicional aos novos rumos
(2009-08-08)Na gestão escolar democrática, a avaliação tem por função subsidiar o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que ... -
A visão do gestor acerca das informações midiáticas do meio escolar
(2009-08-08)O presente trabalho visa compreender as percepções que os gestores possuem no exercício de sua função, especialmente suas atitudes com relação ao fluxo das informações dos meios de comunicação na organização do repertório ... -
Gestão educacional: relações e correlações necessárias
(2009-08-08)Através desta pesquisa, propôs-se investigar a importância das relações e correlações entre a comunidade e a gestão educacional, o porquê da indisciplina escolar a partir da ausência familiar e alternativas de aproximar ... -
Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
(2009-08-08)Esta pesquisa está baseada no retrospecto histórico da educação especial: que compreendia o período da segregação, integração e inclusão frente às pessoas com necessidades educativas especiais(NEE). O capítulo I enfatiza ... -
Políticas educacionais: uma proposta de gestão diferenciada das escolas indígenas da Reserva da Serrinha
(2009-08-08)A presente monografia é um estudo sobre as Políticas Públicas Educacionais da reserva da Serrinha a partir da recente retomada das terras pelos índios Kaingang. O foco da pesquisa articula a relação dos índios com a educação ... -
Gestão escolar: desafios da formação do aluno na atualidade
(2009-08-08)“A Gestão escolar: desafios da formação do aluno na atualidade” pretende a partir de fatores históricos que envolvem a evolução da educação e da gestão, analisar como as mudanças no processo educacional têm refletido na ... -
Processo educativo: em busca de um novo fazer
(2009-08-08)A partir da perspectiva teórica, o presente trabalho vem oferecer uma reflexão sobre a reforma da educação no âmbito da reforma do Estado. Isto para compreendermos a atual agenda política educacional e conseqüentemente ... -
Relações de poder no processo de avaliação da escola contemporânea
(2009-08-08)Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação dos diversos educadores para identificar as relações de poder na avaliação que mudam no espaço escolar, principalmente o poder implícito e afetividade escolar, bem como ... -
A interdisciplinaridade nas séries finais do ensino fundamental
(2009-08-08)O presente trabalho surgiu pela necessidade em investigar as inquietações, dúvidas e contradições percebidas em muitos educadores sobre a prática interdisciplinar e quais as dificuldades encontradas para se trabalhar com ... -
Gestão escolar e projeto político pedagógico: possibilidades de democracia
(2009-08-08)Muitas são as discussões sobre a necessidade de desenvolver um trabalho mais coletivo e participativo na escola. O processo de descentralização da gestão em busca da qualidade do ensino e na superação do conceito fragmentado ... -
O projeto político-pedagógico e sua importância em uma gestão democrática
(2009-08-08)A gestão democrática é temática de análise e muita discussões entre os estudiosos da educação na contemporaneidade. A presente pesquisa monográfica realizada com professores e gestores de escolas estaduais e municipais do ... -
A avaliação como forma de exclusão
(2009-08-08)O teor desse trabalho diz respeito e analisa a avaliação como forma de exclusão escolar e social quando se dá no modelo classificatório, não levando em conta as singularidades que existem em sala de aula, através de um ... -
Trabalho, educação e gestão escolar
(2009-08-08)O trabalho de Monografia caracteriza-se como um estudo introdutório da sociedade capitalista, suas interferências no mundo do trabalho, na educação pública e na gestão escolar, indicando elementos para superação da ... -
Educação de jovens e adultos
(2009-08-08)A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que muito tem a contribuir para o desenvolvimento social do nosso país. Para tanto, ela precisa ser amplamente disseminada e respeitada pelas suas particularidades. ... -
Gestão democrática e participativa: possibilidades de planejamento, aplicação e acompanhamento eficiente dos recursos públicos em educação
(2009-08-08)Este trabalho monográfico aborda a necessidade de uma educação de qualidade no intuito de minimizar as desigualdades sociais, sendo que, para o alcance deste ideal os recursos direcionados para a área educacional ... -
A gestão escolar através de práticas democráticas e emancipatórias segundo Freire
(2009-08-08)Este trabalho objetivou analisar as contribuições da concepção de conhecimento de Freire para a Gestão Escolar. Abordou a gestão escolar de acordo com as obras de Paulo Freire. Para tal, utilizou-se como opção metodológica ...