Navegação Gestão Educacional - EaD por orientadores "Mello, Débora Teixeira de"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Legislação e inclusão escolar: uma prática de gestão em classes especiais em uma escola regular de ensino
(2014-11-29)Esta monografia de conclusão do Pós em Gestão Educacional (EAD/UFSM) aborda a prática de gestão da educação de surdos, em classes especiais, a qual acontece em uma escola particular e filantrópica no município de Sapiranga ... -
Gestão educacional e autonomia: os desafios do professor gestor na educação infantil
(2011-09-17)Esta pesquisa teve como propósito investigar e analisar como a relação das palavras Gestão Educacional e Autonomia são vistas pelas professoras de Educação Infantil, no âmbito escolar, assim como constatar qual o entendimento ... -
A importância da formação continuada e a prática pedagógica na educação infantil uma reflexão a luz de uma escola no município de Campo Bom
(2015-11-28)Esta pesquisa surgiu de uma reflexão sobre a importância da formação continuada e a prática pedagógica dos professores de Educação Infantil, pois a pesquisadora faz parte como profissional docente em uma escola municipal ... -
Gestão educacional e formação continuada: suas contribuições para a construção da identidade docente
(2011-09-17)A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central a formação continuada. Desse modo, tem-se como objetivo geral investigar: Quais as contribuições do Curso de Especialização em ... -
A importância da formação continuada para a prática do ensino médio politécnico na rede pública do Rio Grande do Sul
(2014-11-29)Esta pesquisa tem por meta principal, a compreensão da lacuna existente entre a lei e a prática do Ensino Médio Politécnico, uma vez que essa nova modalidade de ensino se inseriu em um ano letivo em andamento de 2012 como ... -
O Programa Novo Mais Educação e os impactos na gestão de uma escola pública
(2018-06-30)A pesquisa é resultado de um trabalho de monografia do curso de especialização em gestão educacional. O objetivo da pesquisa é compreender as dimensões do Programa Novo Mais Educação na instituição de ensino. A base ... -
Os desafios do coordenador pedagógico na implementação do ensino fundamental de nove anos
(2011-09-16)Este trabalho final de pós-graduação traz reflexões sobre a importância do papel da coordenação pedagógica na formação continuada dos professores que atuam no ensino fundamental de nove anos de duração, com a inclusão das ... -
Gestão democrática: olhares dos gestores de duas instituições de educação infantil do município de Santa Maria
(2012-07-10)Este trabalho final de pós-graduação traz reflexões sobre o conceito e a importância do papel da gestão escolar no âmbito da Educação Infantil do município de Santa Maria-RS, desvelando, dessa forma, o perfil dos gestores ... -
Gestão democrática: encontros e desencontros com a educação popular em uma escola pública municipal de Novo Hamburgo/RS
(2018-06-30)O presente trabalho buscou problematizar e compreender questões que permeiam a Gestão Democrática no aspecto de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, no bairro Canudos, munícipio de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, ... -
O papel da gestão escolar na inclusão de alunos com deficiência na educação infantil: um estudo da rede municipal de Novo Hamburgo
(2018-06-29)O objetivo desse trabalho é contribuir para a reflexão sobre o papel do gestor escolar frente ao processo de inclusão em uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo. Utilizou-se como metodologia ... -
A importância do projeto político-pedagógico para a consolidação da gestão democrática na escola pública de educação infantil
(2018-06-30)Este trabalho coloca o Projeto Político-Pedagógico no centro do estudo a fim de atingir a democracia na gestão das escolas públicas. O primeiro capítulo volta-se à parte legislativa e histórica do Projeto Político-Pedagógico ...