Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorPereira, Isaura Peixoto
dc.date.accessioned2015-05-12T13:55:37Z
dc.date.available2015-05-12T13:55:37Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/800
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research aimed to relate the actions of the coordinating team and educators with the design: "Educating for Citizenship" in a school of the peripheral zone of Santa Maria/RS. The methodology was characterized as a qualitative case study. Attended by the director , the educational coordinator , educational coordinator , two teachers from the school project , three parents and five students , aged 9 and 13, totaling 13 people . They signed an informed consent to answer a questionnaire. Also, to use participant observation in project activities. The analysis of the information was through the contents studied in relation to the data collected. The project is based on integrated actions, which defines the direction of extracurricular activities in pedagogical dimensions, political and social. Aims to transform children's social and family related to school projects, and create opportunities for a democratic and participatory integration of the whole school community in the process. In this perspective of education realizes change significantly from day to day for each child, featuring transformations in the educational process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectProjetos extracurricularespor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.title"Educação pela cidadania": uma proposta extracurricular e a gestão democráticapor
dc.title.alternative“Education for citizenship”: a proposal and extracurricular Democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou relacionar as ações da equipe coordenadora e educadores junto ao Projeto: "Educando pela Cidadania" em uma escola da zona periférica de Santa Maria/RS. A metodologia caracterizou-se como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram o diretor, a coordenadora pedagógica, a coordenadora educacional, duas professores de projeto da escola, três pais e cinco alunos, com idade entre 9 e 13 anos, totalizando 13 pessoas. Eles assinaram o termo de consentimento para responder um questionário. Também, uso-se a observação participante nas atividades do projeto. A análise das informações foi através dos conteúdos estudados em relação aos dados coletados. O projeto fundamenta-se em ações integradas, que define o rumo das atividades extracurriculares nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Visa a transformação social das crianças e familiares vinculados aos projetos da escola, além de oportunizar de forma democrática e participativa a integração de toda a comunidade escolar neste processo. Nessa perspectiva de educação percebe mudanças de forma significativa no dia a dia de cada criança, apresentando transformações no processo educacional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples