dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Pereira, Isaura Peixoto | |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T13:55:37Z | |
dc.date.available | 2015-05-12T13:55:37Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/800 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This research aimed to relate the actions of the coordinating team and educators with
the design: "Educating for Citizenship" in a school of the peripheral zone of Santa
Maria/RS. The methodology was characterized as a qualitative case study. Attended
by the director , the educational coordinator , educational coordinator , two teachers
from the school project , three parents and five students , aged 9 and 13, totaling 13
people . They signed an informed consent to answer a questionnaire. Also, to use
participant observation in project activities. The analysis of the information was
through the contents studied in relation to the data collected. The project is based on
integrated actions, which defines the direction of extracurricular activities in
pedagogical dimensions, political and social. Aims to transform children's social and
family related to school projects, and create opportunities for a democratic and
participatory integration of the whole school community in the process. In this
perspective of education realizes change significantly from day to day for each child,
featuring transformations in the educational process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Projetos extracurriculares | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | "Educação pela cidadania": uma proposta extracurricular e a gestão democrática | por |
dc.title.alternative | “Education for citizenship”: a proposal and extracurricular Democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetivou relacionar as ações da equipe coordenadora e educadores junto ao Projeto: "Educando pela Cidadania" em uma escola da zona periférica de
Santa Maria/RS. A metodologia caracterizou-se como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram o diretor, a coordenadora pedagógica, a coordenadora educacional, duas professores de projeto da escola, três pais e cinco alunos, com idade entre 9 e 13 anos, totalizando 13 pessoas. Eles assinaram o termo de consentimento para responder um questionário. Também, uso-se a observação participante nas atividades do projeto. A análise das informações foi através dos conteúdos estudados em relação aos dados coletados. O projeto fundamenta-se em ações integradas, que define o rumo das atividades extracurriculares nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Visa a transformação social das crianças e familiares vinculados aos projetos da escola, além de oportunizar de forma democrática e participativa a integração de toda a comunidade escolar neste processo. Nessa perspectiva de educação percebe mudanças de forma significativa no dia a dia de cada criança, apresentando transformações no processo educacional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |