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dc.creatorFerreira, Alexandre Rodrigues
dc.date.accessioned2017-02-06
dc.date.available2017-02-06
dc.date.issued2008-09-03
dc.identifier.citationFERREIRA, Alexandre Rodrigues. The use of design in the administration of the quality: a change of paradigms in Santa Maria furniture sector - RS. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8079
dc.description.abstractThe purpose aims identify the needs of customers in the furniture sector, of providing subsidies of theoretical order and practical for the aggregation of value on the using design in production in order to break paradigms business. In addition to presenting the design management and quality as a competitive differential for small and medium enterprises in this sector. The design has not been properly stimulated in most of these companies, by the fact that its benefits are not being properly evaluated. The absence of design professionals from these companies is a great challenge, because it involves changes in the paradigms that in turn relates to the acceptance of design as a differentiator factor. Was described the furniture industry for the theoretical foundation study, emphasizing its main characteristics, as well as the origin and evolution of the management of design and quality. How methodology used the qualitative and quantitative research. The field search was conducted through of the semi-structured interviews with the managers of MEP's. Was selected three companies that are part of the Santa Maria furniture core (NUMOV/SM). It was used questionnaire to seek the views of consumers on the importance of the use of design as differential factor. For consumers, the research was conducted through the questionnaire applied in the four districts with the greatest significance of purchases, according to the opinion of managers. The total population of these districts is 66,113 people. On this population was used a stratified sample valid of 385 questionnaires applied, representing a significance level of 5%.The small and medium enterprises in Santa Maria furniture sector recognize the importance of using the design as a competitive factor, however, encounter themselves on the paradigm that design increases production costs. The data presented in this study reinforce the need for companies using the design management and quality. Thus, the strategy of design in this sector, generates innovation and consequently the credibility of the company on the market.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão de designpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectParadigmaspor
dc.subjectManagement of designeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.subjectParadigmeng
dc.titleA utilização do design na gestão da qualidade: uma mudança de paradigmas no setor moveleiro de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeThe use of design in the administration of the quality: a change of paradigms in Santa Maria furniture sector - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo identificar as necessidades dos clientes do setor moveleiro, com a finalidade de fornecer subsídios de ordem teórica e prática para agregar valor mediante o uso do design na produção, com o intuito de quebrar paradigmas empresariais. Além de apresentar a gestão de design e da qualidade como diferencial competitivo para micro e pequenas empresas (MPE s) nesse setor. O design não tem sido devidamente estimulado na maioria dessas empresas, pelo fato de que seus benefícios ainda não estão sendo corretamente avaliados. A carência de profissionais do design nessas empresas é um grande desafio, pois envolve mudanças de paradigmas que a priori, diz respeito à aceitação do design como fator diferenciador. Para o embasamento teórico do estudo contextualizou-se a indústria moveleira, enfatizando suas principais características, assim como também, a origem e evolução da gestão de design e qualidade. Como metodologia utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa.O trabalho de campo foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com os gestores das MPE s. Foram selecionadas três empresas que fazem parte do Núcleo Moveleiro de Santa Maria (NUMOV/SM). Utilizou-se na pesquisa um questionário para buscar a opinião do consumidor a respeito da importância do uso do design como fator diferencial. Para os consumidores, a pesquisa foi realizada através de um questionário aplicado nos quatro bairros com maior significância de compras, conforme a opinião dos gestores. A população total dos referidos bairros é de 66.113 pessoas. Desta população utilizou-se uma amostra estratificada válida de 385 questionários aplicados, representando um nível de significância de 5%. As MPE s do setor moveleiro de Santa Maria/RS reconhecem a importância da utilização o design como fator competitivo, porém, esbarram no paradigma de que o design onera os custos de produção. Os dados apresentados nesta pesquisa reforçam a necessidade das empresas utilizarem à gestão de design e da qualidade. Assim, a estratégia de design, nesse setor, gera inovação e consequentemente a credibilidade da empresa perante o mercado.por
dc.contributor.advisor1Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617por
dc.contributor.referee1Evangelista, Mário Luiz Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1880377231722847por
dc.contributor.referee2Lameira, Leocadio Jose Correia Ribas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4683949703751008por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123662805673565por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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