Gestão na educação profissional: vivências em um curso de especialização em docência na educação profissional
Abstract
Esta pesquisa investiga de que forma as vivências de uma disciplina sobre Gestão Educacional, num curso de Especialização em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica, pode contribuir para a formação de futuros docentes. Além disso, problematiza conceitos de gestão educacional no contexto da gestão na educação profissional, pensa práticas pedagógicas para o trabalho sobre gestão educacional e reflete acerca da importância da gestão educacional na formação docente. Para alcançar os objetivos, realizaram-se estudos bibliográficos sobre Gestão Educacional, Gestão na Educação Profissional, e Formação de Professores, amparadas em autores como Lück (2000; 2011a, 2011b), Ferreira (2011), Manfredi (2002), Morosini (2000), Freire (1987), entre outros. Para a construção empírica dos dados, optou-se pela observação participante (Minayo, 2004) como metodologia. Um procedimento investigativo no qual a pesquisadora colocou-se como observadora de uma situação/realidade, com a finalidade de realizar uma investigação científica. Nesta perspectiva metodológica, acredita-se nas relações entre o estudado e o vivido como a chave para a compreensão dos conceitos, para a mudança dos espaços, para a instituição de outras formas de fazer/ser educação, de fazer/ser gestão. E quando Marques (1995) aponta que a docência se concretiza quando os temas previstos, as tramas conceituais e a vida cotidiana se relacionam, a pesquisa encontra respaldo para o trabalho desenvolvido ao longo do tempo em que a pesquisadora ministrou a disciplina que move esta escrita.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]