Análise de falhas em um processo logístico devido à falta de um controle de qualidade
Abstract
Para enfrentar a situação conflitante do mercado global atual, é conveniente que a alta direção das empresas e seus colaboradores tracem um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazos, pois o desenvolvimento de um plano acaba sendo fundamental às empresas que almejam uma perspectiva de crescimento no futuro, visando à conquista da liderança e ao sucesso de mercado. Para assegurar vantagem competitiva frente aos concorrentes, em toda a empresa deve se submeter a mudanças, principalmente em sua estrutura e em sua estratégia, a fim de conseguir alcançar um grande diferencial de mercado perante as suas concorrentes.
Somente com um fator diferenciador é que as organizações irão conseguir tirar vantagem competitiva duradoura do mercado. Um desses fatores diferenciadores pode ser conseguido a partir de um Sistema Logístico eficiente e bem estruturado, que só terá validade se for percebido pelos clientes. É comum que, no Sistema Logístico, ocorram falhas, erros que podem ser resultantes de inúmeras variáveis internas e/ou externas à empresa. No entanto, os clientes e os consumidores esperam receber os produtos da empresa em conformidade com o que lhes fora prometido, ou seja, produtos sem defeitos nos aspectos que se referem à
qualidade, cor, boas condições, quantidade do produto, entre outros. No momento em que esses clientes recebem um produto com características avariadas, certamente, todo esforço despendido no planejamento, na elaboração e na fabricação foram em vão, além da missão da logística não estar condizente com a sua realidade. Uma maneira capaz de amenizar todos esses danos aos produtos consiste na aplicação da Gestão da Qualidade Total (TQM), bem como na aplicação de suas ferramentas. Através do TQM, é possível diagnosticar a empresa nos fatores que estão em desacordo com o que fora traçado a fim de melhor avaliar a situação
da não-conformidade dos produtos. Com a aplicação das Ferramentas da Qualidade Total como o Diagrama de Ishikawa e o Ciclo PDCA foi possíveis detectar os processos que
possuem falhas, permitindo a correção imediata desses. A partir dessas implantações no processo logístico os resultados se darão em médio prazo, porém imediatamente à implantação, as empresas estarão potencializando seu diferencial competitivo ao entregarem ao mercado produtos com baixo índice de avarias, proporcionando maiores benefícios ao invés de arcarem com custos extras. Através de comparações entre duas empresas do ramo moveleiro, foi possível detectar algumas falhas no sistema logístico, para o qual foi sugerida e implantada o Controle de Qualidade, auxiliado pelas ferramentas da Qualidade com o objetivo
principal de minimizar os custos decorrentes de danificações dos produtos das empresas em estudo.