Metadados para preservação e segurança do diário de classe eletrônico da UFSM
Abstract
As instituições públicas de ensino vêm buscando acompanhar os avanços tecnológicos e
visam à busca pela evolução na educação que surge de forma crescente no dia-a-dia em
seu ambiente organizacional. Esta pesquisa buscou investigar, avaliar e analisar o
documento Diário de Classe da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) quanto à
gestão, preservação e segurança da informação. A metodologia utilizada foi um estudo
exploratório analítico combinado com análise documental a partir de informações
encontradas na revisão de literatura, com técnica de estudo de caso. Portanto, foi realizada
uma pesquisa bibliográfica, de legislação e de modelos de gestão arquivística de
documentos, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de
reuniões, entrevistas, observação e diagnósticos com os diferentes usuários envolvidos no
processo em questão, através dos quais buscou-se verificar os procedimentos e as
condições atuais em que se encontram os Diários de Classe nos Departamentos Didáticos.
Como resultado, propõe-se um modelo de metadados para o Diário de Classe Eletrônico da
UFSM, visando aperfeiçoar a produção, fluxo, armazenamento, acesso, segurança e
preservação das informações. O modelo proposto sugere um conjunto de requisitos para
gestão informatizada de documentos, indicado na norma e-ARQ Brasil, que especifica todas
as atividades e operações técnicas da gestão arquivística de documentos desde a
produção, tramitação, utilização e arquivamento até a sua destinação final. Este estudo foi
finalizado com o objetivo geral alcançado que é a elaboração do modelo para
implantação do Diário de Classe Eletrônico de acordo com a legislação e as políticas
arquivísticas da Instituição e do governo, visando à preservação e segurança do DC
da UFSM, por longo tempo, através dos metadados definidos para este documento
conforme o modelo e-ARQ Brasil, determinando a melhor forma para sua gestão,
preservação e segurança.