Navegação TCC Comunicação Social - Publicidade e Propaganda por orientadores "Petermann, Juliana"
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Processo criativo: o ambiente e a nossa mente
(2014-12-09)A presente pesquisa busca explorar a relação do ambiente com o processo criativo, a partir de quastões conscientes e incosncientes que permeiam nosso pensamento. A partir dessa abordagem, delimitamos como nosso problema ... -
Recorte de gênero: contornos da direção de arte feminina em Santa Maria
(2021)Este projeto experimental tem como objetivo a construção de um produto comunicacional que represente as práticas e as dinâmicas inerentes ao fazer publicitário de mulheres diretoras de arte de agências de Santa Maria - RS, ... -
Planejamento estratégico para o reposicionamento da marca de Cerâmicas Gabi Sanger Art
(2023-07-21)Este projeto experimental apresenta o desenvolvimento do planejamento estratégico de comunicação para o reposicionamento da marca cerâmicas artesanais, Gabi Sanger Art. Sob a ótica de planejamento da Marcélia Lupetti e ... -
O discurso publicitário como ferramenta de transformação social: a elaboração de uma peça publicitária para a adoção de animais
(2017-12-15)O presente projeto experimental busca compreender o discurso publicitário e, a partir dele, trazer a elaboração de uma peça publicitária de valor social e com potencial de transformação. Para isso, delimitamos como nosso ... -
O consumo e a configuração do gênero na infância
(2015-12-16)Este estudo visa compreender como se dá a configuração das concepções de gênero na infância a partir do consumo e de outros processos de socialização. Todo o trabalho estrutura-se em três eixos: o consumo, o gênero e a ... -
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
(2016-12-15)Neste estudo, queremos saber como a publicidade, enquanto campo, define o lugar de trabalho das mulheres nas agências a partir dos estereótipos de gênero. Para isso, fundamentadas em um pensamento cartográfico, construímos ... -
Publicidade e arquitetura: novas possibilidades na intersecção dos campos
(2018-12-04)O presente trabalho apresenta como tema as “Intersecções entre os campos de publicidade e arquitetura”, respondendo ao seguinte problema de pesquisa: “Quais são os pontos de intersecção entre os campos de publicidade e ... -
PubliciSapa: A experiência de mulheres lésbicas no campo publicitário
(2023-07-21)Este projeto experimental teve como objetivo analisar relatos de mulheres lésbicas que vivenciam o cotidiano de agências de publicidade e disponibilizar os principais dados e insights em um report. Para entender melhor o ... -
Influenciador digital: uma análise do campo publicitário e do surgimento deste novo papel institucional
(2018-07-06)A presente pesquisa busca compreender as alterações no campo publicitário com o surgimento do influenciador digital. A partir dessa abordagem, definimos nosso problema de pesquisa como o seguinte: quais são os principais ... -
Cartografando o Chanel nº5: análise dos valores de luxo, sensualidade e provocação
(2014-12-11)A marca Chanel é uma das pioneiras no segmento de luxo no mundo. Devido a essa observação, o presente trabalho busca investigar “como os valores de sensualidade e provocação se manifestam na comunicação do perfume de luxo ... -
Processo de criação publicitária na percepção de estudantes de publicidade e propaganda da Universidade Federal de Santa Maria
(2016-12-13)Este trabalho teve por objetivo estudar a percepção de estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre a criação publicitária, em sala de aula, em contraste com os objetivos das ... -
As conexões entre a publicidade e o teatro: o estudo cartográfico das intersecções entre as técnicas criativas e a produção de uma oficina
(2018)Este projeto experimental tem como objetivo geral compreender as conexões entre as áreas da publicidade e do teatro, e por meio da cartografia segundo Deleuze e Guatarri (1995), desenvolver uma oficina de exercícios teatrais ... -
Práticas publicitárias para o público infantil em um contexto digital
(2019-12)A publicidade é uma das principais formas de comunicação entre empresas e pessoas, isto é, faz o intermédio para que as primeiras demonstrem seus serviços e produtos de forma atrativa para que seu público de interesse faça ... -
Entre gostos e distinções: os sentidos atribuídos ao consumo de brechós e fast fashions em Santa Maria - RS
(2016-11-14)A presente pesquisa busca compreender os valores atribuídos ao consumo de brechós e fast fashions na cidade de Santa Maria – RS. A partir dessa abordagem, delimitamos como nosso problema de pesquisa o seguinte questionamento: ... -
A propaganda está de mudança: uma reflexão sobre o habitus publicitário na geração z
(2021)Revisitando o histórico evolutivo da publicidade percebemos que a nossa profissão foi construída a partir da realização de práticas e conceitos pré-determinados. Gerações de publicitárias e publicitários acabaram entrando ... -
Velcro seguro: o guia de saúde sexual para mulheres lésbicas e bissexuais com vulva
(2019-12)Este projeto experimental teve como objetivo o desenvolvimento de um material informacional sobre a saúde sexual de mulheres lésbicas e bissexuais. O material foi desenvolvido em formato de fanzine, apresentando-se como ... -
A busca da criatividade: o espaço físico como potencializador
(2018-12-03)A presente pesquisa tem o intuito de explorar a relação da criatividade com os espaços físicos de ensino. A partir dessa abordagem, definimos como nosso problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais são os fatores ... -
Corpo a corpo: percepções sobre os corpos femininos na mídia, na sociedade e no cotidiano
(2015-12-12)Esse projeto experimental apresenta um estudo sobre a representação atual do corpo feminino na mídia. Partindo do princípio que o corpo é cultural, buscamos entender como a estrutura sociocultural determina quais corpos ... -
“Do necessário ao extraordinário”: uma análise sobre consumo por parte de donas de casa moradoras do bairro Urlândia – Santa Maria
(2015-12-17)Somos bombardeados por estímulos que provocam nossos desejos de distinção. Desta forma, ao longo dos anos, o luxo sempre esteve presente em nosso imaginário, porém, com o avanço da revolução industrial e da globalização o ...