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dc.creatorBaldissera, Luciano Bonato
dc.date.accessioned2017-05-29
dc.date.available2017-05-29
dc.date.issued2016-08-26
dc.identifier.citationBALDISSERA, Luciano Bonato. Analysis of the impact of the use of the collective electric transport in the electrical distribution system. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8604
dc.description.abstractThe collective electric transport can be considered as one of the best alternatives to reduce the concentration of pollutants in urban centers, because it reduces the number of vehicles in circulation and eliminates most of the problems arising from the use of fossil fuels. Currently, in this alternative, there is a wide range of options available, however, with the advancement occurred in recent years in terms of battery technology, the pure electric bus has stood out due to advantages related to its flexibility, sustainability and adaptability to the existing infrastructure. However, the use of these vehicles requires special recharging stations, which drain a lot of energy of the grid, in a short time, a feature that generates a significant impact on electrical systems. Moreover, the high amount of energy required for the operation of these vehicles precludes the use of technology in certain places, because it requires large investments in infrastructure for power supply, which often do not is available locally in the short term. Based on this, this dissertation presents a study of the impact generated in the electrical distribution system caused by the replacement of a diesel bus fleet by electric buses in a small town in southern Brazil. The study was based on the measurement of energy consumption through data related to the lines and the vehicle driving cycle, applied to an electric bus model, it was developed with Matlab software. Actual data of the lines was used, as distance, speeds, tilt, number of passengers, among others, obtained through a GPS equipment and information provided by the company analyzed. At the end were generated values related to the energy consumption of vehicles in each of the lines, the electricity consumption increase generated by the substitution in question and an estimate of the daily load curves based on the operating hours of the analyzed lines.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÔnibus elétricospor
dc.subjectTransporte públicopor
dc.subjectSistema de elétrico de distribuiçãopor
dc.subjectElectric buseng
dc.subjectPublic transporteng
dc.subjectElectrical distribution systemeng
dc.titleAnálise do impacto da utilização do transporte elétrico coletivo no sistema elétrico de distribuiçãopor
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of the use of the collective electric transport in the electrical distribution systemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO transporte elétrico coletivo atualmente pode ser considerado como uma das melhores alternativas para a redução da concentração de poluentes em centros urbanos, pois reduz o número de veículos em circulação e elimina a maioria dos problemas decorrentes do uso de combustíveis fósseis. Atualmente, neste tipo de alternativa existe uma vasta gama de opções disponíveis, entretanto, com o avanço ocorrido nos últimos anos em termos de tecnologia de baterias, os ônibus elétricos puros vem se destacando devido a vantagens relacionadas a sua flexibilidade, sustentabilidade e adaptabilidade as infraestruturas existentes. Porém a utilização destes veículos requer estações de recarga especiais, as quais causam um impacto significativo nos sistemas elétricos, pois geram um grande acréscimo de demanda de energia, o que em alguns casos pode sobrecarregar os sistemas. Além disso, a elevada quantidade de energia necessária para a operação destes veículos inviabiliza o uso da tecnologia em determinados locais, pois requer um alto investimento em infraestrutura para o fornecimento seguro e confiável de energia. Baseado nisto, esta dissertação apresenta um estudo do impacto gerado no sistema elétrico de distribuição ocasionado pela substituição de uma frota de ônibus a diesel por ônibus elétricos em uma cidade de pequeno porte situada no sul do Brasil. O estudo foi baseado na mensuração do consumo energético através de dados relacionados às linhas e ao ciclo de condução dos veículos, aplicados em um modelo de ônibus elétrico, o qual foi elaborado através do software Matlab®. Foram utilizados dados reais das distâncias nas linhas, velocidades, relevo das vias, número de passageiros, entre outros, obtidos através de um equipamento de GPS e informações fornecidas pela empresa analisada. Ao final foram gerados valores relacionados ao consumo dos veículos em cada uma das linhas, o acréscimo de consumo de energia elétrica gerado pela substituição em questão e uma estimativa das curvas de carga diárias baseadas nos horários de operação das linhas analisadas.por
dc.contributor.advisor1Abaide, Alzenira da Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2427825596072142por
dc.contributor.referee1Kaehler, Jose Wagner Maciel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6563881267809751por
dc.contributor.referee2Canha, Luciane Neves
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991878627141193por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8628181614574623por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor


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