Avaliação da capacitação em programas do INTA: um estudo de caso na área de influência da AER Puerto Rico Misiones - Argentina
Resumen
Capacitar é antes de mais nada facilitar processos de conformação de condutas, onde o central não é
aprender técnicas, mas facilitar processos e espaços onde as pessoas possam desenvolver-se como
sujeitos pensantes, capazes de raciocinar e aprender de maneira racional, autônoma, construtiva,
reflexiva, dialógica e crítica. A extensão agropecuária hoje instrumentaliza uma série de estratégias
e metodologias que buscam favorecer os processos de ensino-aprendizagem. Neste marco avalia-se
ações de capacitação e, para isso, trabalhou-se sobre três programas do INTA, (PH, PFD,
ProFeDeR). Identificou-se a área de influência da AER Puerto Rico Misiones para a realização do
estudo. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar as ações de capacitação dos diferentes atores
participantes em cada programa. Com base nas características e na natureza da pesquisa, este estudo
se enquadra como pesquisa quali-quantitativa e utiliza o método de estudo de caso. Como
instrumentos de investigação foram utilizados uma revisão de materiais bibliográficos (para compor
o corpo teórico do trabalho), enquetes e entrevistas semi-estruturadas (para realização do trabalho
de campo) a produtores e extensionistas, respectivamente. De acordo com as enquetes realizadas
para o presente exame, os produtores indicaram estar satisfeitos com as contribuições da
capacitação nas esferas prioritárias, destacando em particular sua qualidade técnica e sua
pertinência. Isto se reforça a medida que reconhecem a qualidade, utilidade e aplicação das mesmas.
Desempenha um papel importante ao facilitar a transferência de conhecimentos teóricos e práticos a
determinados beneficiários. Reconhecem das capacitações, a aquisição de competências técnicas
específicas. A logística do curso é altamente satisfatória, onde se respeitam as datas, lugar, temática,
informando o tempo e a forma de participação das mesmas. A partir da análise dos facilitadores se
depreende que possuem competências limitadas nos aspectos didáticos e pedagógicos. Por outro
lado, a definição de necessidades, os objetivos, conteúdos, seguimento e avaliação da capacitação,
não se realizam de maneira participativa, estiveram determinadas por especialistas de cada projeto.
Insuficiente atenção aos aspectos metodológicos da capacitação como processo de aprendizagem.
As atividades de capacitação raramente se conceberam com indicadores concretos para vigiar e
avaliar a qualidade e os efeitos. Raras vezes se realizaram avaliações ao final do curso. Os materiais
impressos preparados para a capacitação são de qualidade técnica, mas na grande parte dos
programas não se entregam materiais. Apesar das deficiências metodológicas e, principalmente,
pedagógicas, as atividades de capacitação têm demonstrado sua eficácia.