Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por assunto "Learning"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 26
-
A utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação infantil
(2010-11-06)Este estudo tem como objetivo refletir sobre a importância e necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Infantil, verificando as ferramentas tecnológicas que o professor mais utiliza ... -
Sala de aula invertida e uso das tecnologias da informação e comunicação como alternativa para o ensino de química
(2017-06-23)O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições que a sala de aula invertida (SAI) mediada por tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode trazer para potencializar o ensino e a aprendizagem de química, ... -
Kahoot: uma maneira divertida de aprender a língua inglesa
(2017-06-24)Este artigo apresenta um estudo sobre o uso do Kahoot/Quiz como auxiliar no processo de desinibição, socialização e aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa, nas séries iniciais do ensino fundamental, ministradas em um ... -
Ensino e aprendizagem na era digital: análise da disponibilidade e utilização de recursos tecnológicos em escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa/RS a partir de oficinas de sensibilização com docentes
(2014-07-11)O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo geral conhecer, a partir de uma amostragem, a estrutura e utilização dos laboratórios de informática das escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa, RS, assim ... -
Aprendizagem da língua inglesa mediada pelo smartphone
(2017-08-04)Este artigo tem como base uma investigação em torno da influência do uso da ferramenta smartphone e do aplicativo WhatsApp no processo de construção do conhecimento da língua inglesa e envolve um grupo de estudantes, ... -
Projeto província de São Pedro: um estudo sobre a sua influência no processo de aprendizado das escolas estaduais de Quarai - RS
(2017-06-23)Esta pesquisa teve a intensão de analisar se o uso do computador em sala de aula motiva o aprendizado dos alunos fazendo com que os mesmos adquiram habilidade e competência com uma evolução efetiva no aprendizado dos mesmos. ... -
O uso das Tics na prática do atendimento educacional especializado (AEE)
(2017-06-23)Este artigo teve como objetivo verificar o uso das tecnologias, mais precisamente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), nas práticas do atendimento educacional especializado (AEE), de uma escola estadual do ... -
Jogos digitais nos anos iniciais: possibilidades e desafios
(2018-12-14)O presente artigo refere-se a um estudo de caso, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Agudo-RS, apresentando breve levantamento de literatura sobre jogos digitais e suas possibilidades e desafios. ... -
Ensino tradicional e ensino mediado por tecnologias digitais: um comparativo utilizando o software GeoGebra
(2017-06-23)O uso de tecnologias no ensino de matemática tem se intensificado nos últimos anos, visto que a quantidade de recursos e softwares desenvolvidos para auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem é imensa. ... -
O uso do jogo virtual na aprendizagem
(2009-09-26)Como o lúdico causa um fascínio nas crianças, este artigo faz uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de discutir sobre a importância da utilização de jogos virtuais na educação, como forma de aprendizagem de diversas ... -
As tecnologias no cotidiano escolar e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem
(2012-11-23)Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual, acerca da utilização de tecnologias no seu cotidiano, bem como as contribuições destas no processo de ensino e aprendizagem de ... -
Estudo sobre o ensino de arte utilizando as tecnologias da informação e da comunicação disponíveis no ambiente escolar
(2011-10-14)Este artigo pretende discutir a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, dis-poníveis no ambiente escolar, no ensino de arte. Como os educadores de arte utilizam essas tec-nologias em suas práticas e fazer ... -
A informática como recurso didático em sala de aula: possibilidades e desafios
(2011-10-22)O artigo apresenta um estudo sobre a utilização da informática como recurso didático em sala de aula no auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, sendo esta a principal ferramenta para melhoria e avanços no processo de ... -
Um computador por aluno: utopia ou realidade?
(2012-11-24)O presente artigo é resultado de um levantamento sobre os limites e possibilidades do acesso ao computador e desenvolvimento da fluência tecnológica em alunos de escolas estaduais de Educação Básica urbanas e rurais. O ... -
As TICs como motivadoras da aprendizagem em aulas de língua inglesa
(2011-10-21)Este artigo faz uma discussão sobre questões no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e as contribuições do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nesta área, apontando para a relevância e o potencial de ... -
Educação à distância: um ambiente de aprendizagens, interação e afetividade
(2014-07-11)A pesquisa que segue apresenta um estudo de caso e faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade ... -
A utilização de objetos de aprendizagem nas aulas de ciências: sua influência na aprendizagem dos alunos das 6ª séries da Escola Estadual Vitéllio Gazapina
(2012-11-24)A utilização das tecnologias no contexto educacional pode trazer grandes contribuições para o processo de aprendizagem, como tornar as aulas mais estimulantes e facilitar a interação entre professor e aluno. O presente ... -
Tecnologia: um meio social na aprendizagem
(2010-12-02)O presente artigo apresenta a tecnologia, não só como um instrumento de aplicação meramente mecânico do conhecimento, mas como uma nova metodologia, de maneira que venha a contribuir no desempenho da prática pedagógica ... -
Um estudo de síntese sobre o uso da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem
(2012-12-01)A sociedade mundial caracteriza-se como uma sociedade midiatizada, o que exige estudo e entendimento de seus desdobramentos no meio Educacional. Este estudo objetiva refletir, sobre a mediação da informática como recurso ... -
A utilização pedagógica do computador: o caso das escolas municipais de Novo Barreiro - RS
(2011-09-09)Com o objetivo de analisar a forma de utilização e as concepções e entendimentos dos professores acerca do computador nas escolas da rede Municipal de Novo Barreiro-RS, buscando apreender a realidade em movimento, ...