Estudo do mercado da carne bovina proveniente de uma aliança mercadológica
Resumo
O trabalho teve como objetivo identificar a cadeia produtiva de carne bovina da marca APROCCIMA, bem como identificar as percepções de qualidade na cadeia de produção e o comportamento do consumidor com relação ao produto. Essa marca de carne está organizada para trabalhar na forma de aliança mercadológica com certificação de origem. O método de pesquisa envolveu três momentos distintos: 1 por meio de entrevista aos coordenadores da aliança, foram identificados os quatro agentes envolvidos na cadeia de produção: produtores, agroindústria de processamento, varejistas e mercado consumidor; 2 aplicação de questionários estruturados aos três primeiros elos, com perguntas comuns que visaram identificar as percepções de qualidade entre esses agentes. Na segunda parte dos questionários existiram perguntas que envolveram a caracterização da aliança mercadológica, com objetivos descritivos de identificação da matriz SWOT; 3 teste de aceitabilidade dos consumidores, feito por meio de amostras de carne distribuídas aos potenciais consumidores desses produtos, diretamente nos pontos identificados na análise da cadeia de produção. A caracterização da cadeia produtiva seguiu uma abordagem conceitual coerente com a compreensão sistêmica de sua estrutura e funcionamento. Como resultados do presente trabalho estão à caracterização de toda a cadeia produtiva bem como o comportamento do consumidor em relação ao produto, a identificação dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da aliança mercadológica, estudo da aceitação de potenciais consumidores e identificação de novos mercados para o produto carne bovina APROCCIMA. A cadeia de produção está caracterizada por treze produtores, uma agroindústria e apenas quatro mercados varejistas que comercializam em duas cidades. Os dois pontos fortes mais citados foram gestão da aliança e qualidade do produto e os pontos fracos foram baixa escala de produção individual e total e custos de produção. As maiores oportunidades apontadas foram inovação tecnológica e treinamento da mão de obra e as maiores ameaças foram grandes empresas do comércio de carnes em geral e a falta de mão de obra rural na região.