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dc.contributor.advisorCorrea, Aruna Noal
dc.creatorXavier, Marineli
dc.date.accessioned2017-07-27T11:45:23Z
dc.date.available2017-07-27T11:45:23Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11259
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe monograph entitled "Let's talk about babies? From a statutory reality" written by Marineli Xavier, directed by teacher Dr. Aruna Noal Correa, developed in the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education at the Federal University of Santa Maria, addresses the issue of the place that the baby occupies in the school of collective life Children's education. The arguments were organized and formed from a survey of ethnographic bias in a nursery class in a Preschool teaching municipal network in the city of Ijuí / RS. This study aimed to find what is the place that babies take, analyzing that "educational eyes" this age group is seen when it is thought the pedagogical political proposal of the school and know the baby concepts incorporated by the school nursery teachers. Taking into account that during the research took over as educational coordinator of the institution, I try to make a comparison of how the pedagogical with this age was given as a nursery teacher and how it is being restructured from the reflections and discussions proposals and with the teachers of the institution. The research showed that many advances have occurred, which has a curriculum in which babies were mere adjuncts, in which there was a plaster routine for a moment of transformation, of daily actions and conceptions of adults; But only babies will occupy this space of collective life with teamwork, planning, discussions and adjustments.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectDrinkeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleVamos falar de bebês? do legal à realidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA monografia intitulada “Vamos falar de bebês? do legal á realidade”, escrita por Marineli Xavier, orientada pela professora Doutora Aruna Noal Correa, elaborada no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a questão do lugar que o bebê ocupa na vida coletiva da escola de educação Infantil. Os argumentos foram organizados e constituídos a partir de uma pesquisa com viés etnográfico em uma turma de berçário de uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino na cidade de Ijuí/RS. Objetivou-se verificar qual é o lugar que os bebês ocupam, analisando com que “olhos pedagógicos” essa faixa etária é vista quando é pensada a proposta político pedagógica da escola e conhecer as concepções de bebê incorporadas pelas professoras de berçário da escola. Levando em conta que no decorrer da pesquisa assumi o cargo de coordenadora pedagógica da instituição, procuro fazer um paralelo de como o fazer pedagógico com essa faixa etária se dava enquanto professora de berçário e como está sendo reestruturada a partir das reflexões e discussões propostas para e com as professoras da instituição. A pesquisa evidenciou que muitos avanços já ocorreram, que se passou de um currículo no qual os bebês eram meros coadjuvantes, na qual havia uma rotina engessada, para um momento de transformação, das ações cotidianas e das concepções dos adultos; contudo os bebês só ocuparão este espaço de vida coletiva com trabalho em equipe, planejamento, discussões e adequações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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