dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Bitencourt, Alex Itaúba | |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T14:56:14Z | |
dc.date.available | 2015-11-16T14:56:14Z | |
dc.date.issued | 2006-08-22 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1131 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This work sought to understand the construction of identity of Phisics Education
course of CEFD/UFSM on the context of teacher’s formation through of investigation of
career (1990-2005) and the knoweldge there disseminated, the program of disciplines,
pedagogic project, physics education historical, direction of career, politics of area, pedagogic knoweldge, identitys and extensive review of literature. The study was fulfilled on bibliographic form in association with lived practice. On this context, we not the profiles of professionals graduated on CEFD from 1990-2005 was mainly searching the technique to the detriment of disciplines of pedagogic character. So, is necessary to have so clearly in our educative practices, found for experience, of politic decisions, of professional ways (identitys, konoweldge,…), the king of teacher’s we want “to form” and the kind of strategics to develop to reach these objectives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Identidades | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Políticas | por |
dc.title | A construção da identidade do curso de Educação Física no contexto da formação dos professores | por |
dc.title.alternative | The construction of identity of Physics Education course on the context of teacher’s formation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou compreender a construção da identidade do Curso de Educação Física do CEFD/UFSM no contexto da formação dos professores através da investigação do currículo (1990-2005) e os saberes ali disseminados, o programa das disciplinas, Projeto Pedagógico, histórico da Educação Física, Diretrizes Curriculares, políticas da área, saberes pedagógicos, identidades e vasta revisão de literatura. O estudo foi realizado de forma bibliográfica associado com a prática vivida. Nesse contexto, percebemos que os perfis dos profissionais formados no CEFD de 1990-2005 foram predominantemente visando a técnica em detrimento das disciplinas de caráter pedagógico. Assim, torna-se necessário que tenhamos muito claro em nossas práticas educativas, construídas através da experiência acumulada, das decisões políticas, dos percursos profissionais (identidades, saberes, ...), que tipo de professores queremos "formar" e que estratégias desenvolver para atingir esses objetivos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |