dc.contributor.advisor | Rocha, Karla Marques da | |
dc.creator | Redin, Ezequiel | |
dc.date.accessioned | 2017-09-05T12:30:24Z | |
dc.date.available | 2017-09-05T12:30:24Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11607 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The objective is to understand the access, use and adaptation of Information Technology and Communication (ICT) for rural students entering higher education in the distance, through the agreement of the Open University of Brazil (UAB), in Rio Grande do Sul. To this end, a survey between the months of May and June 2014, a qualitative and quantitative basis by e-mail (google docs form) to 25 rural students who graduated or are enrolled in higher education linked to eight poles was performed to-face support. The results indicate that rural students in tertiary distance education have varying ages, and take courses, mostly, facing the rural area. The forum highlighted the motivational and educational resource in the virtual environment more attractive to the process of teaching and learning. Regarding the distance course, the evaluation was positive in terms of availability and quality. Therefore, the findings indicate that ICT are tools of social mediation, for connecting rural stakeholders and the university and appear as a link between education and rural dwellers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atores rurais | por |
dc.subject | Ensino superior a distância | por |
dc.subject | Polo de apoio presencial | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Território rural | por |
dc.subject | Higher distance learning | eng |
dc.subject | Pole-face support | eng |
dc.subject | ICTs | eng |
dc.subject | Rural territory | eng |
dc.title | A (Uni)versidade no território rural: as TIC e o ensino a distância | por |
dc.title.alternative | The (Uni)versity in rural territory: the ICT and distance learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo do trabalho é compreender o acesso, o uso e a adaptação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) pelos estudantes rurais que ingressaram no ensino superior a distância, através do convênio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa entre os meses de maio e junho de 2014, de caráter qualitativo-quantitativa por e-mail (via formulário google docs) à 25 estudantes rurais que estão formados ou matriculados no ensino superior vinculado a oito polos de apoio presencial. Os resultados apontam que os estudantes rurais do ensino superior a distância possuem idades variadas e fazem cursos, majoritariamente, voltados para a área rural. O fórum se destacou como o recurso pedagógico motivacional, em ambiente virtual, mais atrativo para o processo de ensino-aprendizagem. Em relação ao curso a distância, a avaliação foi positiva em termos de disponibilidade e qualidade. Portanto, as conclusões indicam que as TIC são instrumentos de mediação social, pois conectam os atores rurais e a universidade e configuram-se como um elo entre a educação e os habitantes rurais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |