dc.contributor.advisor | Hildebrand, Hermes Renato | |
dc.creator | Menezes, Daniela Vieira Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T12:03:25Z | |
dc.date.available | 2017-10-05T12:03:25Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11801 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The communication between the school and your community can be
potentialized from the use of Information Technology – IT. In this article, the school
blog is presented as a strategy and action, aimed at building a meaningful learning,
which allows greater participation of the family in front of what students are learning
in school. As support for a weekly project, offered to students in an elementary
school, the blog anticipates the planning and presents the contents worked on the
project. That way, students can get the classes more organized with your prior
knowledge, as well as share their learning with their families after school. But for the
blog to be used in its full potential of teaching and learning, we need to invest in
digital literacy in elementary schools, offering the school community strategies that
enable digital inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Estratégias de ensinoaprendizagem | por |
dc.subject | School community | eng |
dc.subject | IT (Information Technology) | eng |
dc.subject | Teaching and learning strategies | eng |
dc.title | Blog como extensão da sala de aula: estreitando os laços entre escola e comunidade | por |
dc.title.alternative | Blog as extension of the classrooom: strengthering the ties between school and community | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A comunicação entre a escola e sua comunidade pode ser potencializada a
partir do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC. Neste
artigo, o objetivo é apresentar o blog escolar como estratégia e recurso, visando a
construção de uma aprendizagem significativa, que permite uma maior participação
da família diante do que os alunos estão aprendendo na escola. Como suporte para
um projeto semanal, oferecido aos alunos de uma escola de ensino fundamental, o
blog antecipa o planejamento e apresenta os conteúdos trabalhados no projeto.Dessa forma, os alunos podem chegar nas aulas com seus conhecimentos prévios
mais organizados, assim como, compartilhar suas aprendizagens com suas famílias
depois das aulas. Porém, foi observado que para que o blog seja usado em todo o
seu potencial de ensino-aprendizagem, é preciso investir na alfabetização digital nas
escolas de ensino fundamental, oferecendo à comunidade escolar estratégias que
possibilitem a inclusão digital. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |