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dc.contributor.advisorDrabach, Nadia Pedrotti
dc.creatorRosa, Cleunice da
dc.date.accessioned2017-10-24T14:47:25Z
dc.date.available2017-10-24T14:47:25Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11910
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work graduation Lato Sensu specialization in Educational Management, Federal University of Santa Maria, supported by the experiences of teacher and a personal and initial perception of the relevance of the school manager role in educational planning of play activities of a school field, had the guiding problematic as the following question: how the school manager can contribute to educational planning especially in playful activities in school. As a general objective we sought to analyze the contributions of school manager in educational planning especially in playful activities in the research school. For specific objectives prioritized Identify importance playfulness in the teaching-learning process and the overall development of the child; Recognize the importance of involving the school manager in relation to the planning and practice of teachers; analyze the involvement and contributions to the school manager with recreational activities in a school field. This research refers to a qualitative case study, emphasizing the understanding and analysis of the role of the school management process and the importance of educational planning especially in carrying out recreational activities. It follows, in general, whichis through playfulness that children create, imitate and are building their own intelligence and social maturation, through proposed activities that promote individual and social growth of those involved in the context of early years and the school manager has the task of developing a family conjuntoda work and school in search of a quality education for all involved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLúdicospor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleO papel do gestor escolar no planejamento pedagógico das atividades lúdicas de uma escola do campopor
dc.title.alternativeThe role of education in educational planning abstracteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do curso de especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, subsidiado pelas vivências de educadora e uma percepção pessoal e inicial da relevância do papel do gestor escolar no planejamento pedagógico das atividades lúdicas de uma escola do campo, teve como problemática norteadora os seguinte questionamento: de que forma o gestor escolar pode contribuir com o planejamento pedagógico especialmente na realização de atividades lúdicas na escola. Como objetivo geral buscou-se analisar as contribuições do gestor escolar no planejamento pedagógico especialmente na realização de atividades lúdicas na escola pesquisada. Por objetivos específicos priorizou-se Identificar a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento global da criança; Reconhecer a importância do envolvimento do gestor escolar em relação ao planejamento e prática dos professores; analisar o envolvimento e as contribuições do gestor escolar para com as atividades lúdicas desenvolvidas em uma escola do campo. Esta pesquisa se refere a um estudo de caso de caráter qualitativo, ressaltando o entendimento e a análise do processo do papel do gestor escolar, bem como a importância do planejamento pedagógico especialmente na realização das atividades lúdicas. Conclui-se, de maneira geral, que é por meio da ludicidade que as crianças criam, imitam e vão construindo sua inteligência e o próprio amadurecimento social, através de atividades propostas que favoreçam o crescimento individual e social dos envolvidos no contexto dos anos iniciais e que o gestor escolar tem a função de desenvolver um trabalho conjunto da família e escola em busca de uma educação de qualidade para todos os envolvidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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